Variáveis “dummy” e a inferência estatística.

A utilização da inferência estatística, regressão linear múltipla, como ferramenta do método comparativo de mercado tem vindo a ter um crescente interesse na classe dos avaliadores de imóveis.

Permite-nos que a partir de uma amostra representativa se possam extrair conclusões sobre uma população.


Entre as suas várias vantagens, tem uma que seguramente melhora a qualidade de uma avaliação de imóveis, ou seja, retira qualquer subjetividade à análise e permite que uma série de testes sejam realizados para verificar a qualidade de uma avaliação.

Na avaliação de imóveis recorremos a modelos de regressão linear, onde o Microsoft Excel desempenha um papel preponderante.

No entanto, é sempre necessária uma série de testes, nomeadamente de significância de regressores e do modelo (distribuição t de Student e de Snedecor), linearidade, normalidade dos resíduos, homocedasticidade, colinearidade ou multicolinearidade, ou ainda a existência de “outliers”.


Em face do rigor necessário às análises de regressão, achamos também interessante partilhar dois vídeos que explicam o tratamento das variáveis “dummy” na inferência estatística.

O tratamento destas variáveis é uma preciosa ajuda para qualquer avaliador de imóveis!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.