Validação de amostras na avaliação de imóveis

No método comparativo de mercado torna-se necessário, a dado momento, fazer a homogeneização e validação das amostras de forma a proceder à estimativa do valor do imóvel avaliado. 

Usualmente, são utilizadas duas metodologias para a validação das amostras:

- A aplicação do Critério de Chauvenet, complementado com o estudo da Distribuição “t” de Student. 

Esta metodologia compreende vários passos, nomeadamente o cálculo da média e do desvio padrão dos valores homogeneizados, a análise desses valores pelo Critério de Chauvenet, verificando o quociente entre o desvio de cada amostra e o desvio padrão, que deve ser menor que o valor crítico, fornecido pela tabela de Chauvenet (estando esta condição confirmada podemos afirmar que o imóvel é adequado e deve ser incluído na amostra) e o cálculo da amplitude do intervalo de confiança recorrendo à Distribuição "t" de Student, obtendo o limite inferior e superior para a confiança pretendida. 

Se existir uma grande amplitude do intervalo de confiança, o valor a escolher deve situar-se em mais ou menos 10% relativamente à média, devendo o perito escolher um valor que se encontre neste intervalo.

Apresentamos, de seguida, um pequeno vídeo que mostra a aplicação do método:




- Estatística descritiva: amplitude inter-quartis (AIQ), quartis e “outliers”.


  
São considerados “outliers” severos e devem ser banidos, os elementos da amostra que se situem para lá de Q3 + 3 x AIQ ou Q1 – 3 x AIQ.

São considerados “outliers” moderados e a amostra deve ser estudada com e sem a sua presença, os elementos que estejam depois de Q3 + 1,5 x AIQ ou Q1 – 1,5 x AIQ.

Este estudo só deve ser feito após a homogeneização da amostra, para que todos os elementos possam ser comparáveis.


Duas ferramentas muitos úteis, ao serviço do avaliador de imóveis, que contribuem para uma avaliação de imóveis tecnicamente correta.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.