Leitura de Cadernetas Prediais Urbanas


Uma correta leitura de uma Caderneta Predial Urbana é crucial para uma correta gestão do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos nossos imóveis e, consequentemente, e do valor a pagar de Imposto Municipal de Imóveis (IMI).

Convém ainda lembrar que os contribuintes só têm um mês para poder impugnar a sua notificação do VPT, quando existe uma alteração da titularidade do imóvel.

Esta leitura está ao alcance de qualquer um, não precisa de ser Perito Avaliador de Imóveis, e, no artigo de hoje, pretendemos chamar a atenção para dois aspetos muito importantes.

Desde logo as áreas da fração:
João Fonseca | Avaliação de imóveis | 919375417

De acordo com o Código do Imposto Municipal de Imóveis:

“2 - A área bruta privativa (Aa) é a superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fração, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração, …”

3 - As áreas brutas dependentes (Ab) são as áreas cobertas e fechadas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fração, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fração, considerando-se, para esse efeito, locais acessórios as garagens, os parqueamentos, as arrecadações, as instalações para animais, os sótãos ou caves acessíveis e as varandas, desde que não integrados na área bruta privativa, e outros locais privativos de função distinta das anteriores, …….”.

Depois, a idade do imóvel.

João Fonseca | Avaliação de imóveis | 919375417
Devem ser comparadas a caderneta predial urbana com a certidão da conservatória do registo predial. Normalmente as estimativas dos avaliadores das finanças baseiam-se na caderneta predial urbana que, em alguns casos, não mencionam a idade real das frações. O que valida a idade de um imóvel é a certidão da conservatória do registo predial.

Deixamos, a seguir, uma tabela onde pode verificar se o Cv - coeficiente de vetustez está ajustado à idade do imóvel:

João Fonseca | Avaliação de imóveis | 919375417


Esta matéria vai ser amplamente discutida no curso de Avaliação Imobiliária realizado pela empresa Domínio Binário, já no segundo semestre de 2018, nomeadamente quanto ao parâmetro “Vc”.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.