Avaliação de máquinas e equipamentos



No artigo de hoje referenciamos algumas metodologias para a avaliação de máquinas e equipamentos, normalmente utilizadas no âmbito da nossa atividade na empresa Formatos, Formadores e Consultores Associados, L.da.

Introduzimos ainda duas noções, que importantes para as metodologias expostas:

Valor de Uso Continuado (VUC) - Valor que assume para a empresa, no pressuposto que contribui para a sua atividade operacional, estando em funcionamento e gerando fluxos de caixa.

Valor de Substituição a Novo (VSN) - Valor determinado na base do que o equipamento custaria para ser substituído por outro igualmente satisfatório, ponderando-se o desenvolvimento tecnológico do mercado.

(caso real, onde as curvas na Depreciação Não Linear e Fórmula de Matheson se confundem)

E as metodologias são:

- Método da Depreciação não linear
A estimativa do valor em uso continuado é obtida da seguinte é obtida pela fórmula:
  


Em que a depreciação não linear (DNL) é resultante do valor residual da máquina ou equipamento, da sua vida útil e da sua idade.



- Método de Cole
Este método estabelece a depreciação empírica em cada período como sendo igual ao produto da depreciação total pelos elementos da série:


Sendo Vu o número de períodos (geralmente anos). O valor de cada depreciação de cada periodo é obtido multiplicando-se cada elemento da série pela depreciação total.

- Fórmula de Matheson
Este método estabelece uma depreciação constante, em percentagem, e contínua em cada período, igual ao valor de uma taxa estimada aplicada ao valor residual do período anterior, ou seja, a depreciação no final de um período é igual ao produto do valor residual do início pela taxa calculada, sendo o valor da taxa função do tempo de amortização, do VSN e do valor residual.

- Método de Jans-Heidecke

A metodologia suporta-se na fórmula de Jans-Heidecke, que combina a depreciação segundo o tipo de bem (Jans) e o estado de conservação (Heidecke). 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.