Avaliação de Práticas Médicas


(Agradecemos a Paulo Pires, Associate da Frederico Mendes e Associados, o artigo de hoje)
A avaliação de uma prática médica é um processo desafiante e alvo de elevado debate e discussão. À semelhança de outros setores intensivos em conhecimento, não existe uma fórmula ótima que se possa aplicar a todas as atividades médicas com vista à obtenção do valor da entidade.
Embora agrupadas no mesmo setor, cada prática médica apresenta características que limitam a comparação entre entidades.
Frederico Mendes & Associados
Os investimentos em equipamentos diferem bastante entre atividades – desde máquinas de quimioterapia para tratamento do cancro a bolas suíças para tratamentos fisiátricos. O grau de estandardização é também bastante relevante na medida em que a substituição de profissionais não tem o mesmo efeito entre especialidades.
Por outro lado, a visão do mesmo negócio por parte do vendedor e comprador assume contornos bastante distintos. A experiência e dedicação do responsável médico são dois dos fatores mais difíceis de majorar. Todo o responsável tem orgulho no negócio que construiu e dedicou o seu tempo, a par com a reputação que ganhou no mercado como especialista numa dada especialidade médica. Uma parte do sucesso do negócio reside neste “amor à camisola” demonstrado ao longo do tempo.
Frederico Mendes & AssociadosDo lado do comprador, aspetos como a localização, concorrência atual, facilidade de instalação, patenteamento de dado produto ou processo e carteira recente de clientes, são fatores que pesam na definição do valor justo do negócio.
Por todos estes aspetos, o processo de escolha do método de avaliação mais adequado deve suceder a uma análise criteriosa de cada método.
Métodos de Avaliação
Existem diversas metodologias aplicáveis na avaliação de empresas e negócios, as quais, ao propor enfoques distintos, devem ser selecionadas tendo em atenção as condições, especificidade e objetivos a atingir com a avaliação.
As metodologias de avaliação são passíveis de enquadramento em três (3) óticas principais:
Valor Patrimonial – Análise da posição financeira da entidade. O valor da entidade é obtido através da diferença entre a soma de todos os ativos e a soma dos passivos existentes.
Este é claramente o método mais simples de ser aplicado, uma vez que a análise da situação económico-financeira atual é suficiente para se obter o valor da empresa. No entanto, não é tido em conta qualquer capacidade de geração de valor futuro. Assim, o método patrimonial só deve ser aplicado quando se tem planeado o encerramento da atividade.
Mercado – Análise do valor da entidade tendo em conta anteriores transações de empresas comparáveis.
Este método fornece a melhor aproximação do valor que o mercado está disposto a pagar por negócios equiparáveis. O múltiplo a utilizar em cada avaliação é escolhido mediante o estabelecimento de relações entre os indicadores de performance económica das empresas selecionadas e o seu valor de transação.
Esta ótica permite contornar a definição de pressupostos de atividade futuros que, num processo de compra e venda, devem sempre ser bem fundamentados e discutidos entre ambas as partes.
Por outro lado uma recolha errada da informação a comparar pode levar a desfasamentos consideráveis no valor da avaliação. Os fatores distintos de cada prática médica (c.f. brevemente descrito na secção inicial) tornam desaconselhável a comparação entre empresas de áreas distintas, regiões com caraterísticas singulares ou transacionadas em momentos temporais distantes entre si.
Um bom exemplo disso são os efeitos da transposição da diretiva europeia de livre circulação de doentes para a legislação nacional, aprovada em outubro de 2013 pelo governo português, que indica que, uma vez ultrapassado período normal de espera para determinado cuidado de saúde, o estado deve comparticipar o tratamento feito noutro estado membro. Não querendo discutir o enorme desafio que esta orientação representa para ao Sistema Nacional de Saúde português, estamos claramente perante uma oportunidade para clínicas especializadas e hospitais privados com capacidade financeira promoverem os seus serviços junto de mercados até agora não prioritários. Esta alteração de mercado deve ser tida em conta uma vez que múltiplos históricos não refletem a liberalização do mercado de doentes.
Optando por este método, ainda é necessário escolher o múltiplo mais adequado à prática que se quer avaliar. Dois dos múltiplos mais utilizados são os que relacionam o EBIT e o EBITDA com o valor da empresa. O que distingue os dois é a inclusão das amortizações como um gasto operacional no caso do EBIT logo, a importância desta rubrica deve ser medida caso a caso. Sem quer entrar em grandes detalhes, a inclusão das amortizações pode fazer sentido em práticas que necessitem de investimentos contantes em ativos fixos e assim, as amortizações são vistas como uma aproximação (ainda que desfasada no tempo) destes investimentos.
Rendimento – Análise da capacidade de geração de valor futuro.
Este método fornece uma avaliação baseada em projeções económico-financeiras para um futuro a médio prazo. A relação rendibilidade/risco da atividade é utilizada como fator de atualização dos cash-flow futuros.
O exemplo da adoção da livre circulação de doentes por parte de Portugal pode ser aqui novamente utilizada, embora com alguma cautela, uma vez que a capacidade para alocar recursos a este novo desafio pode significar efeitos diferentes a cada entidade. Assim, empresas com melhor solidez financeira devem beneficiar desta liberalização enquanto outras podem indiretamente ser afetadas por campanhas protagonizadas por empresas que ambicionam o mercado europeu.
Por outro lado, a utilização desta ótica obriga à definição de uma estratégia de negócio que suporte os pressupostos assumidos. Este exercício pode-se revelar como um ponto essencial do processo de avaliação, quer do ponto de vista do novo gestor quer de quem vende, uma vez que o sucesso da empresa é normalmente um objetivo que se procura assegurar num processo de compra e venda. Da mesma forma, tendo sido apontadas dificuldades na seleção de empresas comparáveis, este método, ao não recolher desta análise de mercado, permite avaliar negócios menos suscetíveis de ser comparados.
Por último, é importante referir que este método é algo sensível ao fator de atualização escolhido. Existem fórmulas testadas e aceites pela comunidade académica mas a sua utilização deve ter em conta o tipo de empresa, o mercado em que atua e a sua exposição a fatores externos.  
Aspetos chave
Antes de pormenorizar outros fatores relevantes, convém mencionar a importância da análise de cenários. Definir o valor de uma empresa como sendo um número com duas casas decimais não pode ser um objetivo. Os principais pressupostos devem ser alvo de análise individual, o que levará, em última instância, à obtenção de um intervalo de valores.
No que diz respeito à avaliação de práticas de saúde médica aconselhamos ainda que se tenha em conta as seguintes recomendações:
A importância de um bom benchmark
É impossível agregar todas as práticas médicas como um todo e usá-las como regra de ouro para todas as avaliações, uma vez que os pressupostos operacionais e dados económico-financeiros são bastante díspares entre si. A definição incorreta ou insuficiente do benchmark da empresa resultará em desfasamentos consideráveis no valor final.
Da mesma forma, a recolha de dados desatualizados, muitas vezes mais fáceis de encontrar gratuitamente, é um erro que vai querer evitar.
A correta escolha de empresas comparáveis e dados atualizados é fundamental para desenvolver um processo de avaliação criterioso em vez de uma questão de sorte.
O goodwill também conta
Avaliar o goodwill e ativos intangíveis de uma entidade é seguramente uma das tarefas mais complicadas de uma avaliação. Ainda assim, se o valor final não considerar estes dois fatores então a avaliação certamente pecará por falta de rigor.
O “bom nome” da entidade e dos seus responsáveis médicos deve ser tido em conta no valor da empresa. A existência de patenteamentos e a localização da atividade são outros exemplos de ativos que dificilmente aparecerão nos registos contabilísticos da entidade.
O valor do goodwill está geralmente dependente da habilidade dos intervenientes serem capazes de gerar retornos superiores aos normalmente conseguidos por médicos da mesma especialidade.
Ter noção da realidade
Independentemente da avaliação que possa ser feita e dos números que estejam em cima da mesa, nenhum comprador ou investidor vai pagar mais por um negócio que o que lhe custe abrir o mesmo negócio do outro lado da rua.
Outras das comparações que um possível comprador deve fazer tem a ver com a capacidade de obter ganhos superiores aos aferidos como trabalhador de uma entidade terceira.
Em suma, uma boa dose de razoabilidade deve acompanhar todas as avaliações.
A compra ou venda de uma atividade médica é seguramente o transação mais valiosa que um médico pode efetuar em toda a sua carreira. É essencial garantir que a avaliação do negócio transmite adequadamente o que foi ou será o trabalho da sua vida.


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