Risco específico


Num artigo anterior alertamos para a importância que as EBVS- European Business Valuation Standards têm para a avaliação de imóveis e para o trabalho do perito avaliador de imóveis.

Apesar de estas normas se destinarem primordialmente à avaliação de negócios, têm informação que ajudam muito um perito imobiliário. Referimo-nos, concretamente, ao capítulo  “EBVGN 2 Discount Rates in the Discounted Cash Flow Method”.

 Risco específico

Aqui são explicadas as diversas formas de abordarmos os fluxos de caixa descontados e, muito importante, de quando se deve utilizar o CAPM ou a wacc para proceder à sua atualização. Mostra, também, uma outra metodologia de construir a taxa de atualização: “Build-up method”.

Um outro aspeto que queremos salientar é a chamada de atenção para a necessidade de se corrigir a CAPM com a introdução de um risco específico:

“As the CAPM is part of capital market theory, securities are deemed to be held in a perfectly diversified portfolio, which is not the case in business valuation, where the subject of valuation is a particular business interest. Therefore, the CAPM formula needs to be adjusted by adding the specific risk known as an "alpha" factor (α), changing the basic formula to:

E(Ri) = Rf + ß x ERP + α, where:
E(Ri) = cost of equity
Rf = risk-free rate
ß = beta
ERP = equity risk premium (or market risk premium)
α = alpha (specific risk)”.

Concluindo, é muito importante que os peritos avaliadores de imóveis leiam as EBVS!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.