Noção de valor no mercado imobiliário


No mercado imobiliário, assim como em outras situações, uma mesma palavra pode originar várias interpretações. Uma dessas palavras é valor.

Assim sendo, o valor venal é o valor pelo qual o bem foi transaccionado em mercado livre, ou seja, o preço que o comprador pagou ao vendedor no momento da concretização do negócio. Este valor difere do valor de mercado,  que é o valor pelo qual um bem pode ser transaccionado, num mercado livre e competitivo e após um determinado período de tempo razoável, em que os intervenientes actuem de livre vontade, sem qualquer interesse particular e conhecedores de toda a informação relevante.

Podemos ainda falar de valor intrínseco como o valor que traduz os custos necessários à construção de um imóvel semelhante ao em avaliação, ponderados com valores que traduzam a depreciação física ou obsolescência funcional ocorrida, acrescida do custo do terreno. 

Os custos necessários à construção podem ser de substituição se a construção visa obter a mesma função mas com materiais e técnicas actuais. Já o custo de reposição visa repor um imóvel exactamente igual ao em avaliação, com as mesmas técnicas e materiais. 

O valor potencial, locativo ou de rendimento traduz o valor actual do imóvel atendendo aos seus rendimentos futuros, actualizados a uma determinada taxa de rentabilidade esperada. 

Esta noção está em contraponto com a de valor financeiro, que é o valor do bem considerando o seu rendimento actual, capitalizado a uma determinada taxa de rentabilidade esperada. 

O valor residual é utilizado na avaliação de terrenos ou imóveis a reabilitar e é obtido deduzindo ao valor potencial do imóvel todos os custos directos ou indirectos associados ao desenvolvimento do processo imobiliário considerado.

Na obtenção do valor do imóvel é também importante considerar a sua utilização. No caso do uso continuado avaliamos o imóvel atendendo ao seu uso actual enquanto no uso alternativo consideramos o valor do imóvel de acordo com os vários usos que o imóvel pode vir a ter legalmente, que traduzam a sua melhor valorização (máxima e melhor utilização). 

2 comentários:

  1. Boa noite sou financeiro de uma entidade que necessita de efetuar o cálculo do valor de um imóvel comercial pelo uso continuado mas não sei como calcular seria possível ajudar-me por favor com um exemplo
    Obrigado
    João cristo
    E-mail crist_joao@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      Se por valor comercial entende valor de mercado deve avaliar o imóvel pelo método comparativo de mercado e pelo método do rendimento, mantendo o seu uso atual.
      Cumprimentos
      João Fonseca

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.