O método comparativo de mercado na avaliação imobiliária


O método comparativo de mercado, enquanto ferramenta para a avaliação de património imobiliário, enquadra-se nos designados métodos directos, e, por comparação com imóveis idênticos existentes no mercado, estimam o valor de um bem.

Deste modo, torna-se necessária uma comparação com valores de transacção de imóveis equivalentes e que possam ser comparados, após pesquisa no mercado local. As condições necessárias para a aplicação deste método implicam que tenha existido um elevado número de vendas no mercado que estamos a analisar, que os imóveis sejam equiparáveis, com condições de venda idênticas, com informação actualizada sobre as transacções ocorridas e, finalmente, que não tenham existido factores exógenos a condicionar as transacções. 

Depois de verificados estes pressupostos torna-se necessário aplicar a técnica de homogeneização da amostra, ou seja, fazer os ajustamentos indispensáveis para que o valor do bem possa ser comparável. Na avaliação de imóveis urbanos, a amostra correcta deverá estudar dez imóveis, sendo cinco o número mínimo exigível. Só assim podemos estimar um valor único de referência para o bem que estamos a avaliar.

9 comentários:

  1. Boa tarde, é possível obter ajuda no que respeita a conseguir exercícios práticos sobre o método comparativo e de rendimento? neste momento encontro-me a tirar o curso de especialização de avaliação de imóveis e toda a ajuda é precisa. Obrigada AC

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Claro que temos muito gosto em ajudar.
    Gostaríamos de saber o seu mail e em que escola está a tirar a especialização.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela disponibilidade em ajudar-me. O meu mail é: patriciaacsantos@hotmail.com O curso está a ser leccionado na Fundação do Instituto Politécnico do Porto. os melhores cumprimentos patrícia Santos

    ResponderEliminar
  4. Olá boa tarde, enviei o meu e-mail mas fiquei na duvida se o receberam, pode confirmar-me. Obrigado pela atenção e disponibilidade

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.

    Tenho uma questão que gostava de lhe colocar relativamente à avaliação de imoveis para trespasse. Surge muitas situações em que temos de avaliar negócios que se encontram a laborar e com determinados valores de faturação. Como devemos avaliar o valor do trespasse? De que forma deve ser considerado a faturação liquida mensal na venda? E por quantos anos? Como avaliamos corretamente o imobilizado? pelo valor já amortizado?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão que coloca é do âmbito do método do rendimento.
      Aconselho a leitura do livro que pode encontrar no "post" http://avaliarpatrimonio.blogspot.pt/2011/08/o-livro-analise-de-investimentos.html, em que o caso que propõe está bem estudado.

      Eliminar
  6. Boa noite. Tive a viajar no seu blog e tb estou interessado em exemplos de avaliação para o método comparativo.
    Estou a receber formação pela ESAI, Prof. Nelso, eu quero mesmo muito é estudar.
    sampaio.gaspar@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Eng.º João Fonseca; Há muito que venho acompanhando o seu blog e artigos de opinião. Sou perito avaliador há mais de 30 anos e apesar de ter tirado um curso de pós graduação na área das avaliações imobiliárias, gostaria de aperfeiçoar a aplicação do método comparativo, pois tenho encontrado diferentes formas de o aplicar e de determinar os coeficientes de homogeneização. Assim, aproveito esta oportunidade para solicitar a sua colaboração, de forma a enviar-me alguns exemplos detalhados, que incidam na forma de proceder à homogeneização (quadros em excel). Desde já antecipadamente grato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a leitura do livro de Radegaz Nasser Júnior “Avaliação de bens- Princípios Básicos e Aplicações”, ISBN 978-85-7456-293-3, que explica muito bem e tem exemplos.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.