As marcas comerciais também são património…

… e podem e devem ser avaliadas.

A norma contabilística e de relato financeiro que trata esta problemática é a NCRF 6- Activos Intangíveis.

Um activo intangível é um activo não monetário identificável que não exista fisicamente.


De acordo com a norma “As entidades gastam com frequência recursos, ou incorrem em passivos, pela aquisição, desenvolvimento, manutenção ou melhoria de recursos intangíveis tais como conhecimentos científicos ou técnicos, concepção e implementação de novos processos ou sistemas, licenças, propriedade intelectual, conhecimento de mercado e marcas e objectivos comerciais (incluindo nomes comerciais e títulos de publicações)....”.

É importante referir que um activo intangível deve ser claramente distinguido do conceito de “goodwill”.

A avaliação de uma marca comercial é uma disciplina ainda a dar os seus primeiros passos, principalmente no nosso país, mas que pode dar um bom contributo para a melhoria dos balanços e demonstrações de resultados das empresas.

A metodologia de avaliação de marcas comerciais está consagrada na norma ISO 10668:2010. Esta norma, ainda não transcrita para Norma Portuguesa, não certifica as empresas de avaliação de marcas, antes estabelece  o que elas devem ter em conta quando procedem à avaliação.

Esta norma é muito importante porque permite que as empresas possam medir o valor económico das suas marcas usando directrizes perfeitamente estabelecidas e harmonizadas mundialmente.

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