Avaliação de um eucaliptal

O eucalipto comum Eucalyptos globulus é uma espécie  de crescimento rápido que pode atingir 50 a 60 metros e um DAP (Diametro Altura Peito) de 1,0 a 2,5 metros.

As utilizações mais comuns são em estruturas maciças, carpintarias exteriores, esteios, carroçarias e celulose.

Num povoamento de eucalipto geralmente podem realizar-se dois a três cortes, o que é importante para a determinação do seu presumível valor de transacção.

Constituem pressupostos da avaliação, além do número de cortes (por exemplo aos dez anos, vinte anos e trinta anos), o custo da plantação, de manutenção, de arranque das toiças e o valor da terra nua (valor que a terra terá após ter sido realizada a terceira e última revolução).

Depois… é realizar o estudo que divide, porventura, os analistas de investimentos dos engenheiros silvicultores ou agrónomos. Enquanto os primeiros acham que o investimento inicial deve ser considerado no “ano zero”, os segundos amortizam (em tranches iguais e a preços constantes) o investimento nos trinta anos de duração do projecto.

De resto, depois de sabermos os proveitos que poderemos ter em cada um dos cortes, as despesas, actualizamos para a data de hoje.

Outro aspecto que também poderá levantar polémica neste tipo de estudo é o facto haver quem considere que a taxa de actualização para a terra nua seja inferior à taxa de actualização para o restante investimento, dado que o risco é menor. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.