Plano de Pormenor da Gist-Brocades, em Matosinhos

A antiga fábrica da Gist-Brocades, em Matosinhos, ocupava uma área aproximada de três hectares, numa zona industrial constituída, desde os inícios do século XX, na zona sul da cidade.

Cessou a sua actividade no ano de 2001, fruto da pressão exercida para recuperar e reconverter a zona e também de eliminar o forte  impacto ambiental negativo, que se reflectia na forte contaminação dos solos e águas subterrâneas por nafta e formaldeído, entre outros produtos.

A transformação deste espaço deu origem ao empreendimento designado Palácio da Enseada.



Este pequeno “case study” poderia encerrar múltiplas abordagens mas por hoje centramo-nos apenas em duas:

 - O uso inicial para a zona em estudos era de serviços, tendo sido alterado, em sede de Plano de Pormenor, para residencial.

- A subversão do Plano Director Municipal, através do Plano de Pormenor:

Indicador
PP
PDM
Índice de utilização
1,38
1
Área de construção habitação (m2)
39.625
33.300

É assim evidente que as políticas urbanísticas definidas pelos Planos Directores Municipais são sempre ultrapassáveis, dependendo do poder de exercer influência...

3 comentários:

  1. Só mentiras a Gist Brocades não contaminava os solos.
    Outros interesses se levantaram "terreno enfrente ao Mar" , especulação imobiliária, interesses do Autarca à época, e ... centenas de pessoas para a rua com o fecho da fábrica.
    Mais ... a fábrica já lá estava á muitos anos, não "se foi meter" no meio das urbanizações, mas sim o contrário.
    Enfim a podridão do costume, alguém lucrou com o fecho da fabrica e assim ficou um belo terreno.

    ResponderEliminar
  2. Não sei se o fecho da Fábrica teve que ver com "negócios". Uma coisa sei a Gist Brocades era uma Empresa Modelo de Empresa. Qualquer coisa de espectacular que nada disso existe hoje

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida uma empresa modelo (teríamos muito a aprender com os Holandeses), Boas condições de trabalho,bom ambiente,boas remunerações, seguros de saúde para funcionários e familiares, etc.,etc.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.