As marcas na hotelaria


Decorreu no dia 27 de Março, na Católica Porto Business School, um excelente seminário com o título “As novas tendências na avaliação de projetos de turismo e hotelaria”, da responsabilidade de Rui Ávila (pt.linkedin.com/in/ruiavila/), no âmbito do “Executive Master em Gestão Hoteleira”.


avaliarpatrimonio.blogspot.comEntre as várias matérias afloradas despertou-nos a curiosidade a apresentação de um estudo feito para a cidade de Lisboa, entre 2003 e 2006, mostrando que as unidades hoteleiras com marcas associadas tiveram um aumento de cerca de 22% no seu RevPAR (Revenue per Available Room/ Receita por Quarto Disponível), enquanto as unidades hoteleiras sem marcas associadas registaram uma perda de 21%. 

Ainda de acordo com Rui Ávila, a associação a marcas, apesar de obrigar a um custo operacional elevado e a um investimento adicional, além de retirar autonomia à gestão, tem a grande vantagem de fidelizar os clientes, proporcionar a utilização de centrais de reservas eficientes, transmitir confiança aos parceiros financeiros e potenciar a atratividade para os Fundos de Investimento Imobiliário. 

Ficaram ainda alguns segredos para a negociação, que é muito dura, em que devem ser arduamente discutidos a taxa do “base fee”, a progressividade do “incentive fee”, uma provisão para FF&E nula nos dois primeiros anos e crescente no terceiro, quarto e quinto, o prazo contratual, a oportunidade de saída e respetivo preço, a composição do “competitive set”, o “capex” de “rebranding” e a experiência do diretor do hotel. 

Já noutra dimensão, um outro ponto muito importante focado foi a possibilidade, de acordo com o Decreto-Lei 228/2009 de 14 de Setembro, das unidades de alojamento dos empreendimentos turísticos poderem constituir-se como frações autónomas nos termos da lei geral e beneficiarem das vantagens do regime da propriedade horizontal 

Este ciclo de palestras continua, no próximo dia 5 de Abril, às 18.30h, com o tema "O Turismo em tempos de crise", por Paul Roll - Director Geral do Office du Tourisme et des Congrès de Paris.

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