Valores médios de avaliação bancária no Grande Porto

Em complemento ao Simulador de Rendas que disponibilizamos a todos os nossos leitores, vamos dar inicio a um pequeno ciclo de artigos onde apresentaremos valores unitários (euros/m2 de área útil) de avaliação bancária em alguns concelhos das áreas metropolitanas de Porto e Lisboa (Fonte: Instituto Nacional de Estatística). 


Para a sua correta interpretação e aplicação aconselhamos a leitura do artigo “As estatísticas do INE sobre a avaliação bancária”, nomeadamente quanto ao conceito de área útil. 

Os dados de avaliação de imóveis mostrados referem-se a valores médios de apartamentos nos concelhos da Maia, Matosinhos e Gondomar. 

Uma leitura rápida permite as seguintes conclusões: 

- A ordem dos concelhos , por importância imobiliária crescente, é a seguinte: Gondomar, Maia, Matosinhos; 

- Os valores absolutos da Maia e Matosinhos têm-se aproximado bastante nos últimos meses. De facto, se considerarmos o valor 100 em 2008, comparativamente, os preços em Matosinhos tiveram uma queda superior; 

- Gondomar será sempre o parente pobre, um pouco reflexo da sua interioridade (não esquecer que Matosinhos tem frente de mar) mas também das condições sócio-económicas da sua população. 

Terminamos afirmando que a utilização das estimativas e quadros apresentados não dispensa a colaboração de um técnico avaliador de imóveis.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.