Corram a comprar T3 e T4 usados em Matosinhos!

É a leitura que fazemos de rentabilidades de 15.48% e 13.48% que encontramos nos dados disponibilizados pela revista Visão n.º 1099, em conjunto com a com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, com base nos dados do portal CasaYes.

Relembramos que as rentabilidades brutas foram obtidas recorrendo à fórmula rentabilidade = renda mensal x 12 / valor do imóvel.

São valores exagerados que, certamente, são resultado de algum engano. Não nos parece verosímil que estes tipos de frações, numa cidade limítrofe do Grande Porto, possam ter tamanha rentabilidade. Ainda assim, mostramos o quadro resumo para a cidade do Porto e concelhos adjacentes:


Destes dados sobressaem algumas conclusões, que partilhamos:

- Apartamentos T1 e T2 são, em regra, investimentos mais rentáveis;
- As rentabilidades brutas obtidas, à semelhança de Lisboa, são bastante baixas;
- Apesar de não estar mostrado na tabela, para a freguesia da Sé, que está na moda em termos de reabilitação urbana, os valores de apartamentos T1 e T2 novos são bastante elevados. Seria muito interessante obter a rentabilidade do investimento em imóveis reabilitados. A nossa sensação, com alguma heresia à mistura, é que não são investimentos muito rentáveis, atendendo aos preços praticados.

Apresentamos também o mesmo estudo para algumas cidades do interior:



Achamos muito estranhas as baixas rentabilidades das cidades de Coimbra e de Braga. De facto, a estarem corretos os valores apresentados, não aproveitam o facto de serem cidades com grande número de população flutuante.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.