IPD, wacc e o avaliador de imóveis!

Como ponto prévio, é necessário explicar o que entendemos por IPD e por wacc.


IPD é a sigla de Investment Property Databank, responsável, em conjunto com a Imométrica, pela publicação do Índice Imobiliário Anual Português IPD. O IPD foi criado em 1095, em Londres, e dedica-se à produção de medidas de performance de investimento e análise do mercado imobiliário.

João Fonseca, avaliador de imóveis,joao.fonseca@formatos.pt

Já a wacc é o acrónimo de weighted average cost of capital (custo médio ponderado de capital) e é muito útil para a avaliação de imóveis, nomeadamente na estimativa do valor através de Fluxos de Caixa Descontados.

Para um melhor conhecimento deste conceito aconselhamos a leitura dos nossos artigos:



Como se pode verificar nestes artigos, um dos itens necessários à estimativa da wacc, através da rentabilidade dos capitais próprios, é a taxa de retorno esperado do mercado (Rm). A pergunta que surge, naturalmente, é onde podemos encontrar esta taxa. 

E é aqui que assume importância o Índice Imobiliário Anual Português IPD. 

Se bem repararmos, este documento fornece-nos o retorno total (%) por mercado imobiliário. 

O nosso Rm! O avaliador de imóveis e a avaliação de imóveis agradecem!

Existem outras publicações que também nos podem ajudar. Lembramo-nos, por exemplo, da BPrime, com o seu Prime Watch, que é um relatório do mercado de escritórios da cidade de Lisboa.

Curiosamente, existe uma discrepância muito elevada entre os dois documentos, quanto ao valor do retorno do mercado de escritórios. Enquanto o índice IPD apontou um retorno na ordem dos 5,9%, o Prime Watch aponta um retorno de 22,4%!

Existirão razões para esta diferença acentuada?

Talvez um dos índices esteja muito dependente dos fundos imobiliários, cujas avaliações não desceram o que deveriam ter descido quando o impacto da crise foi elevado e que da mesma forma também não possam subir o que o mercado dita nos dias de hoje.

Será?

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.