Folha de cálculo grátis - Método do custo

No artigo de hoje apresentamos uma pequena folha de cálculo.

Pretende ser um pequeno contributo para que todos possam fazer uma estimativa do valor de um imóvel pelo método do custo.

No método do custo, o valor do imóvel será estimado como o valor que teria se fosse construído de novo, com os mesmos materiais e sujeito aos efeitos de vetustez visíveis à data de avaliação, que depreciará o seu valor. Ao valor agregado dos custos de construção e do terreno, adicionando a margem de lucro do promotor obtemos o seu valor.

João Fonseca, avaliador de imóveis, 919375417

Na avaliação imobiliária podemos ter dois níveis distintos de depreciação. A depreciação física, decorrente do desgaste das várias partes que constituem a edificação e que pode ser devida ao uso normal, à falta de manutenção ou emprego de materiais de baixa qualidade, e a depreciação funcional, por inadequação – devido a falha de projeto ou na execução que resultam em inadequação à finalidade para a qual foi concebido, por superação – devido ao surgimento de novos métodos construtivos ou materiais e por anulação – inaptidão a fins diferentes para os quais foi concebido.

O método mais utilizado na avaliação imobiliária para estimar a depreciação de um imóvel é o método de Ross-Heidecke, que combina a idade e o estado de conservação

Para ser obter a aplicação basta enviar uma mensagem para info@joaofonseca.net 

É um ficheiro de distribuição gratuita que queremos muito que seja partilhado e divulgado. A avaliação de imóveis não é uma disciplina complexa e está ao alcance de todos. Todos temos um pouco de avaliador de imóveis.

Queremos no entanto ressalvar alguns pormenores importantes, que não devem ser esquecidos: 

- A utilização do ficheiro não dispensa a consulta de um avaliador de património credenciado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM); 

- Não pode ser imputada qualquer responsabilidade ao autor desta folha de cálculo pela sua utilização.

7 comentários:

  1. Boa noite.

    Estive a ver o seu blog e gostia da sua ideia e do seu trabalho, gostaria de saber se poderia partilhar o ficheiro de calculo, pois estou para comprar uma casa e não sei se a avaliação do banco vai ao encontro do que preciso.
    Se poder partilhar agradeço
    Obrigado



    Cumprimentos: José Leal

    ResponderEliminar
  2. Cordiais Saudações.
    Estive a ler suas publicações bastante elucidativas e por forma a complementar o meu conhecimento, ficaria muito grato pela partilha do ficheiro de cálculo.
    Meu email: manuel.herdeiro@gmail.com
    Agradecido

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!

    Minha dúvida:
    - Qual a diferença de valores (média percentual ou outra referência) na avaliação, imóveis habitacionais, pelos métodos Custo/Mercado?

    Os melhores Cumprimentos,
    Carlos Azevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde.
      Antes de mais referir que o método do custo não deve ser utilizado para imóveis habitacionais, já que existe mercado de compra e arrendamento.
      Não há um valor para o que pede, devendo estar próximos. Quando são iguais, normalmente são ´r estranho...

      Eliminar
  4. Qual é o melhor método para quem está iniciar na avaliação do imóvel habitacional.

    ResponderEliminar
  5. Estive a ler suas publicações, que são esclarecedoras e por forma a complementar o meu conhecimento, ficaria muito grato pela partilha do ficheiro de cálculo.
    Meu email: victorslb@gmail.com
    Agradecido

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.