Método de Monte Carlo e VAL

Quem nos acompanha sabe do nosso interesse em aplicar metodologias que vêm da matemática para ajudar na estimativa do valor de mercado dos imóveis, quer pelo método comparativo de mercado, quer pelo método do rendimento.


Estas são as duas metodologias de avaliação a que os avaliadores de imóveis devem recorrer para estimar o valor de mercado. Segundo as International Valuation Standards, o método do custo só deve ser aplicado em imóveis especializados ou raramente transacionados.

No artigo de hoje vamos chamar a atenção novamente para o Método de Monte Carlo, com a publicação de um vídeo muito interessante sobre a aplicação desta técnica em Discount Cash Flow (DCF) e como pode ajudar na determinação do VAL de um projeto.



Este recurso muito simples que agora apresentamos tem duas particularidades muito interessantes:

-Fazer variar o crescimento dos Cash-Flow não de uma forma constante mas através da distribuição Normal.
-Estudar o VAL através do Método de Monte Carlo

O Método de Monte Carlo é uma ferramenta muito importante na análise de sensibilidade, que é recomendada quando o valor de um ativo pode variar em função do comportamento de várias variáveis independentes, que comportam alguns fatores de risco. 

Estamos a falar, por exemplo, em variações da taxa de juro, da taxa de inflação ou da atividade económica, que podem ter influência decisiva no VAL ou na TIR de um investimento. 

Permite estudar qual o impacto que tem na variável que estamos a estudar, os milhares de combinações possíveis existentes nas variáveis independentes do nosso estudo. 

Vejam o vídeo!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.