Agora em português!


Decorreu na passada sexta-feira, dia 9 de novembro, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, o Congresso ASAVAL – Associação Profissional das Sociedades de Avaliação.

Foi um importante evento dedicado à avaliação imobiliária em que foram abordados, nos diversos painéis, temas como: Regulação, Deontologia e Normalização; Mercado Imobiliário e Centros Históricos; e Sustentabilidade.

Os congressistas foram também apresentados a duas instituições internacionais, uma que a ASAVAL passou a ser membro, World Association of Valuation Organizations – WAVO e outra que é parceiro destas andanças, a Hypzert, de origem alemã.

No entanto, o evento teve dois marcos muito importantes.

Em primeiro lugar, a apresentação  EVS - Normas Europeias de Avaliação, conhecidas como "Blue Book", publicadas pela TEGoVA, de que a ASAVAL é "Awarding Member Association", em português.

Além de passarmos a poder ler em português uma das normas internacionais de avaliação, tem a mais-valia de ter tido como revisor técnico o Professor João Carvalho das Neves (Ph.D, REV, FRICS) que melhorou a qualidade do documento ao introduzir notas de rodapé explicativas.

Por último, mas não em último, a ASAVAL teve a coragem de falar e debater um assunto que afeta todos os profissionais que no dia-a-dia fazem avaliações imobiliárias para o setor financeiro. Falamos obviamente do tema HONORÁRIOS.

É uma vergonha que tanto o setor financeiro como o regulador “assobiem para o lado”.

Leiam a responsabilidade dos peritos avaliadores de imóveis, de acordo com o Decreto-Lei 153/2015:

“Artigo 16.º
Responsabilidade
1 — Os peritos avaliadores de imóveis são responsáveis pelos danos causados à entidade contratante, aos acionistas ou participantes de organismos de investimento coletivo, aos clientes bancários, aos tomadores de seguros, segurados e beneficiários de contratos de seguro e aos associados, participantes e beneficiários de fundos de pensões decorrentes de erros ou omissões, constantes dos relatórios de avaliação, que lhes sejam imputáveis.”

Leiam agora gráfico com valor comparativo dos honorários recibos pelos peritos avaliadores de imóveis, para um portefólio igual em vários países (a base 100 corresponde à Alemanha, o bom exemplo). Esta leitura é feita a partir do estudo realizado pela ASAVAL e mostrado no Congresso:


Quase pornografia!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.