O que é um “HomeBuyer Report”?


O RICS “HomeBuyer Report” é um instrumento utilizado por clientes compradores, nomeadamente no Reino Unido, para os assessorar na aquisição de um imóvel.

De facto, é muito comum no Reino Unido a contratação de um perito avaliador credenciado pelo RICS (RICS Chartered Surveyor) para a elaboração de um relatório que possa identificar características de um imóvel com impacto na negociação do preço de venda.

Perito avaliador Homebuyer Report

O RICS “HomeBuyer Report” não detalha todos os aspetos do edifício, mas destaca questões urgentes que têm um impacto substancial sobre o valor da propriedade e precisam ser verificados ou investigados.

Contempla três classificações de condição para avaliar e descrever o estado de conservação de uma propriedade e com que urgência precisa ser reparada. As condições são definidas pelo RICS como:

Classificação de condição 1 - nenhuma reparação é necessária na data em que foi efetuado o relatório.

Classificação de condição 2 - defeitos que precisam ser reparados ou substituídos, mas não são considerados graves ou urgentes.

Classificação de Condição 3 - defeitos graves e/ou que precisam ser reparados, substituídos ou investigados com urgência.

Um RICS “HomeBuyer Report” pode parecer mais uma despesa, mas os seus benefícios superam claramente as despesas em que se possa incorrer:

-vai tranquilidade, se algum defeito for identificado antes de compra o seu imóvel;

-vai permitir a reabertura de negociações com o vendedor da casa sobre o preço, se alguma não conformidade for encontrada;

-vai permitir que o vendedor repare qualquer não conformidade antes de a venda estar efetuada;
-pode permitir repensar a compra do imóvel.

-acordar com o vendedor qualquer reparação, antes da aquisição;

-pedir um orçamento para todas as reparações que precisem de ser realizadas.

Um instrumento essencial de um mercado imobiliário avançado que poderia (e deveria) ser adotado em Portugal. E muitos clientes compradores do Reino Unido têm recorrido a este relatório para ajudar nos seus investimentos, nomeadamente em Lisboa e Porto!

2 comentários:

  1. O conceito é muito interessante.
    Haverá algum tipo de check-list sobre os aspectos a analisar e escalas de classificação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, visite rics.org, tem muita informação.
      (Obrigado por ler o meu blogue!)

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.