"Qual o valor da prestação?" e outros ficheiros, grátis!


Muitas vezes somos colocados perante o desafio de saber qual a prestação de um empréstimo que pedimos, quanto pagamos de juros e quanto amortizamos de capital em cada prestação, com ou sem valor residual, tudo a uma taxa de juro constante.

Qualquer folha de cálculo permite este exercício mas, com a pequena aplicação que partilhamos com os nossos leitores, facilitamos a tarefa.

De facto, no pequeno ficheiro Excel disponibilizado, pode fazer aquele exercício para os prazos de 12 meses, 24 meses, 36 meses, 5 anos, 10 anos, 15 anos, 20 anos e 25 anos:


Esta aplicação vem no seguimento de outras ajudas entretanto publicadas:

- Quanto valerá o meu imóvel?
Este valor pode ser obtido a partir do valor de aquisição do imóvel e imputando-lhe uma atualização anual, que poderá ser positiva ou negativa, ou pela capacidade de gerar rendimento, materializada no método da capitalização direta.

Na avaliação imobiliária podemos ter dois níveis distintos de depreciação. A depreciação física, decorrente do desgaste das várias partes que constituem a edificação e que pode ser devida ao uso normal, à falta de manutenção ou emprego de materiais de baixa qualidade, e a depreciação funcional, por inadequação – devido a falha de projeto ou na execução que resultam em inadequação à finalidade para a qual foi concebido, por superação – devido ao surgimento de novos métodos construtivos ou materiais e por anulação – inaptidão a fins diferentes para os quais foi concebido.

João Fonseca_Ficheiro grátis

O método mais utilizado na avaliação imobiliária para estimar a depreciação de um imóvel é o método de Ross-Heidecke, que combina a idade e o estado de conservação

Para ser obter a aplicação basta enviar uma mensagem para info@joaofonseca.net 

- Simulador de rentabilidade no arrendamento
É mais um ficheiro de distribuição grátis que queremos muito que seja partilhado e divulgado. A avaliação de imóveis não é uma disciplina complexa e está ao alcance de todos:


Temos no entanto que ressalvar alguns pormenores importantes, que não devem ser esquecidos quando da análise do investimento imobiliário: 

- A taxa de imposto assumida para a realização de qualquer estimativa é de 28% (taxa liberatória); 
- Na elaboração da folha de cálculo foram unicamente assumidos como encargos despesas de condomínio, despesas com seguros e Imposto Municipal de Imóveis. 

Finalmente, alertamos que a utilização destes ficheiros não substirui a análise de um técnico credenciado pela CMVM.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.