Taxas livres de risco e prémios de risco de mercado


No decorrer de mais uma leitura ao artigo que publicamos com o título “Calculo da taxa de custo de capital”, ocorreu-nos de investigar um pouco e partilhar com os leitores quem é Pablo Fernández. Lembramos que este autor produz informação importante que pode ser utilizada pelos peritos avaliadores de imóveis.

Pablo Fernández, além de consultor e investigador, é Ph. D. in Business Economics pela Harvard University e atualmente é professor na IESE Business School da Universidade de Navarra.

Na pesquisa que fizemos encontramos informação muito interessante, de que é exemplo o livro “Valuation and Common Sense” (Gratis!), e vários papers, dos quais destacamos o “Market Risk Premium and Risk-Free Rate used for 69 countries in 2019: a survey” (Fernandez, Pablo and Martinez, Mar and Fernández Acín, Isabel, Market Risk Premium and Risk-Free Rate Used for 69 Countries in 2019: A Survey (March 23, 2019)).

Este artigo contém as estatísticas de uma pesquisa sobre a taxa livre de risco (RF) e o Prémio de Risco de Mercado usado em 2019 para 69 países, entre os quais, imagine-se, está Portugal!

Em fevereiro de 2019 os autores do estudo enviaram um inquérito a professores de finanças e economia, analistas, gerentes de empresas e universidades.

Em Portugal foram obtidas 40 respostas, com as seguintes conclusões:

João Fonseca | Perito avaliador de imóveis | Taxas livres de risco e prémios de risco de mercado


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.