As avaliações dos Fundos de Investimento

O artigo de hoje tem o propósito de relembrar que a CMVM partilha a informação do valor de avaliação dos imóveis que compõem as carteiras dos fundos de investimento. 

O Sistema de Informação e Difusão da CMVM publica a carteira discriminada dos imóveis que compõem os fundos, que deveria ser um bom auxiliar para a decisão de investimento. Com transparência, os aforradores teriam hipótese de verificar a carteira de imóveis e assim fundamentar o seu investimento. Por outro lado seria também uma ferramenta de ajuda no trabalho do perito avaliador de imóveis e da mediação imobiliária.

 João Fonseca_Fundo de Investimento Vila Galé

Ora, na maioria dos casos, é completamente impossível identificar o património dos fundos. No entanto, sabemos que está em estudo a alteração da forma de informar, que esperemos se torne mais clara.

Mesmo com as deficiências que já mencionamos, sempre encontramos informação que nos pode ser muito útil.

Quanto mais não seja para verificarmos os preços de venda de imóveis de fundos de investimento com os valores registados!

Conseguimos também ter a perceção do "valor" de alguns imóveis.

Na tabela acima estão os valores de avaliação de unidades hoteleiras que estão incluídas no Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Vila Galé.

Ficamos a saber que um hotel de 4 estrelas na zona de Albufeira vale entre 14.000€ e 19.000€ por quarto (?).

1 comentário:

  1. Era importante além da melhor identificação do Ativo que a avaliação do mesmo estivesse disponível.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.