Esclarecimento do INE sobre o "Inquérito à avaliação bancária".


No nosso último artigo, “Alterações importantes no "Inquérito à avaliação bancária" do INE”, prometemos que voltaríamos ao tema mas só não sabíamos é que era por razões diametralmente oposta àquelas de julgávamos.

O nosso colega perito avaliador de imóveis Francisco Espregueira, MRICS, que faz o favor de ser nosso leitor, chamou-nos a atenção para uma eventual incongruência no documento DMET_IABH2020_final então apresentado. De facto, enquanto no corpo do documento se referia a “área bruta”, no final do mesmo vinha a definição de “área bruta privativa”. A questão colocava-se: afinal, o INE, na estatística "Inquérito à avaliação bancária", refere-se a “área bruta” ou a “área bruta privativa”?

Esclarecimento sobre o Inquérito à Avaliação Bancária

Como sabemos, os conceitos são muito divergentes:

-Área bruta: corresponde à superfície total do fogo, medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e eixos das paredes separadoras dos fogos, e inclui varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício.

-Área bruta privativa: é a superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fração, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração, a que se aplica o coeficiente 1.

Foi neste enquadramento que resolvemos pedir um esclarecimento ao INE- Instituto Nacional de Estatística que, através de um seu técnico, simpática e rapidamente nos esclareceu:

“Agradecemos a sua pertinente questão. Com efeito os conceitos são diferentes, sendo importante a clarificação. No corpo do documento assumimos "área bruta" como "sinónimo" da "área bruta privativa" - tencionamos rever em breve esta situação, potenciadora de confusão. Apenas na secção dos "Conceitos" especificámos a "área bruta privativa".

Em suma, a área que está subjacente a este produto estatístico é a "área bruta privativa".

Concluindo, o “Inquérito à Avaliação Bancária” reporta ao mercado valores medianos, 1º quartil e 3º quartil em €/m2 de área bruta privativa.

É, de facto, uma boa informação. E não se esqueçam que a partir de agora temos informação para todos os concelhos do país!

1 comentário:

  1. Meu Caro João Fonseca:
    Eu faço "...o favor de ser nosso leitor, chamou-nos a atenção para... ".
    Você faz, semanalmente, o favor de partilhar conhecimento, informar e de esclarecer.
    Por tudo isso, o meu Muito Obrigado.
    Francisco Espregueira

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.