Rendas e rentabilidades

 

Este foi um daqueles fins-de-semana em que mais se manifestou ao autor do blogue a síndrome da página em branco, depois de um início de mês muito ativo nas “escritarias” principalmente no site da Brainsre e no site do “OutofTheBox”.


Quando tal acontece, não há como navegar pela internet para tentar encontrar informação que seja útil aos leitores, por forma a continuar um ritual que já dura há onze anos: todos os domingos publicar um artigo que possa ter interesse para a área imobiliária e, em particular, para o perito avaliador de imóveis.


Assim sendo, a sugestão desta semana é novamente a visita ao sítio da internet do “Catella Group”, nomeadamente a duas publicações que, apesar de já terem algum tempo, são muito úteis à atividade da avaliação imobiliária. Catella é um dos principais especialistas em investimentos imobiliários e gestão de fundos, com operações em 13 países:

 

-“Real Estate, Inflation & Interest Rates”;

 

-“European residential market overview”;

 

-“European Logistics Markets 2022”;

 

-“European o­ce market map overview 2022”


 


Além de conseguirmos o acesso a valores de rendas e rentabilidades, permite-nos, por exemplo, relembrar os conceitos de “Renda prime” e “Yield prime”. Para não desvirtuar o sentido, reproduzimos as definições em inglês:

 

“Prime yield equals the yield for a property of the highest quality specification in a prime location within the area.

 

The property should be 100% let at market rent at the time, to blue-chip tenants, with a typical lease term for prime property within that market. The yield should reflect net income received by an investor, expressed as the percentage of the total capital value plus expected acquisition costs.”

 

“Prime rent represents the top open-market rent that can be achieved for an o­ce unit (sqm.) per month. The unit itself has to be of the highest quality and be located at the best location of the local market.”

 

Hoje a informação é reduzida, somente a recomendação da visita ao sítio da internet do “Catella Group”, mas não deixa de ser também importante.

 

 

 

 

 

 

(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.