Avaliação de activos não correntes detidos para venda


O método de avaliação de activos não correntes detidos para venda, excedentários a uma empresa, está consagrado na Norma Internacional de Relato Financeiro IFRS 5 e na Norma Contabilística e de Relato Financeiro 8. 

Para ser assim classificado, a sua quantia escriturada tem que ser recuperada através de uma transacção de venda. 

Neste caso, o activo tem que estar disponível para venda imediata na sua condição presente e a sua venda ser altamente provável. 

A mensuração de um activo desta natureza pode ser feita de duas formas distintas, conforme resulta do seu reconhecimento inicial ou se for adquirido como parte de uma concentração de actividades empresariais. 

No primeiro caso, a mensuração será feita pelo menor valor entre a sua quantia escriturada, se não tivesse assim sido escriturada, e o justo valor menos os custos de vender. No segundo caso, deve ser mensurado pelo justo valor menos os custos de vender. 

Em termos práticos, o justo valor traduz o valor de mercado e os custos de vender os custos incrementais atribuídos directamente à venda de um activo, exceptuando os custos de financiamento e os impostos sobre o rendimento. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.