O conceito de imparidade
Numa linguagem corrente, diz-se que um activo fixo (tangível ou intangível) está em imparidade quando a sua quantia recuperável é inferior à quantia escriturada.
Muitas vezes, o conceito de imparidade é confundido com desvalorização, o que, contabilisticamente falando, é muito relevante.
Muitas vezes, o conceito de imparidade é confundido com desvalorização, o que, contabilisticamente falando, é muito relevante.
Tentando explicar o conceito de imparidade com um pequeno exemplo:
“Uma empresa compra uma máquina para fazer determinado produto. Desse produto advêm um fluxo de caixa estimado.
Suponhamos agora que um concorrente adquire uma máquina para fazer o mesmo produto, com custos mais baixos, que implica uma diminuição do nosso fluxo de caixa, já que a nossa empresa vai perder quota de mercado.
A nossa máquina perdeu valor, ou porque deixa de haver um mercado liquido para ela ou porque o seu valor de uso é menor. “
A máquina, neste caso, está em imparidade.
De acordo com a Norma Contabilística e de Relato Financeiro 12- Imparidades de activos "uma entidade deve avaliar em cada data de relato se há qualquer indicação de que um activo possa estar em imparidade".
Os técnicos de avaliação de património (edifícios, máquinas, equipamentos, marcas comerciais,...) deverão estar preparados para intervirem nestas questões, ou seja, realizarem testes de imparidade.
Os conceitos de quantia recuperável, justo valor, valor de uso, quantia escriturada e desvalorização ficam para o próximo “post”!
foi mto util,gostei
ResponderEliminarObrigada!:)
ResponderEliminarfoi muito util. muito obrigado :)
ResponderEliminarObrigada! :)
ResponderEliminarObrigada!:)
ResponderEliminarNao percebi
ResponderEliminar*advém e não advêm. é singular.
ResponderEliminarMuito obrigado!
ResponderEliminarBem explicado. Grato pela ajuda.
ResponderEliminarMuito útil. Obrigado.
ResponderEliminarBoa!!!
ResponderEliminarUau, deu para valer. Thanks!
ResponderEliminarConsegui tirar a dúvida. Thanks
ResponderEliminarMuito bem explicado, obrigada!
ResponderEliminarObrigado!
EliminarNunca mais me vou esquecer ! Muito bom. Obrigada
ResponderEliminarvalei para tirar alguma duvida.
ResponderEliminarSaudações.
ResponderEliminarTenho uma dúvida ligada a impariadade vs LAJIDA ou EBITDA (Lucro antes de juros impostos, amortizações e depreciações. Só porque o li, o LAJIDA visa medir a Capacidade de geração de caixa Somente pelas actividade operacionais e o Objecto da empresa. Neste caso, devo incluir na dedução do LAJIDA? para uma empresa que antes do RO (resultado operacional) a MB (margem bruta, figuram contas como a imparidade e provisoes Rendimentos suplementares, Depreciações Reversões do período de perdas por imparidade? agradecia o favor de um subsidio.
Obrigada
ResponderEliminarsobre Imparidade de Activo, dois imovel, um armazem e um edificio com 40.000,000 e 18.500,00 respectivamente. 35% do valor de aquisição dois imóveis corresponde ao valor do terreno, estimou-se uma quantia nao depreciavel de 20% sobre a componente Edificio. como proceder sabendo que o metodo Utilizado e o da Linha recta numa base de duodecimo
ResponderEliminarBom dia!
ResponderEliminarSou Angolano e vivo em Angola.
Estou a fazer uma formação para ter a carteira de'Contabilista'e,vale salientar, que sou empreendedor e trabalho no departamento do orçamento de uma instituição Pública.
Dúvida: é possível amortizar um bem (máquina) que trabalhou apenas um dia e depois interrompeu-se o uso dela para se vender?! ANCDV(activo não corrente detido para venda).
E-mail: luisandrefrancisco@gmail.com
Saudações laborais. -
Amortização contabilística? Sim.
Eliminar