As taxas de atualização


Quando estimamos a taxa de atualização ou de desconto que aplicamos nos de fluxos de caixa descontados, muito utilizados na avaliação de património, a noção a que mais recorremos é a de custo médio ponderado de capital (weighted average cost of capital - wacc).

A wacc é estimada pela seguinte fórmula:

 em que:

D – % de capital alheio na estrutura de capitais
S – % de capital próprio na estrutura de capitais
rd – Taxa de custo da dívida
rs – Taxa de custo do capital próprio
t – Taxa marginal de imposto

Em termos teóricos, a estimativa deve ser feita a partir de transações correntes no mercado para ativos semelhantes ou a partir do custo médio ponderado de capital de uma entidade cotada em bolsa. No entanto, estas informações poderão não estar disponíveis o que não nos poderá impedir de estimar o seu valor.

Nos próximos “post” procuraremos dar resposta à estimativa do peso dos capitais próprios e dos capitais alheios nas estruturas de financiamento, à estimativa do custo do capital alheio e à estimativa do custo do capital próprio.

Esta matéria é muito importante e justifica que a avaliação de património é multidisciplinar e que não se confina exclusivamente a áreas de engenharia ou arquitetura. 

1 comentário:

  1. Efectivamente esta matéria é multidisciplinar. Sou financeiro e utilizo estes conceitos com regularidade para a avaliação de activos, sejam eles activos fixos tangíveis ou participações detidas.

    Sendo uma matéria que suscita sempre grandes dúvidas às pessoas, considero um óptimo post.

    Obg.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.