As taxas de atualização


Quando estimamos a taxa de atualização ou de desconto que aplicamos nos de fluxos de caixa descontados, muito utilizados na avaliação de património, a noção a que mais recorremos é a de custo médio ponderado de capital (weighted average cost of capital - wacc).

A wacc é estimada pela seguinte fórmula:

 em que:

D – % de capital alheio na estrutura de capitais
S – % de capital próprio na estrutura de capitais
rd – Taxa de custo da dívida
rs – Taxa de custo do capital próprio
t – Taxa marginal de imposto

Em termos teóricos, a estimativa deve ser feita a partir de transações correntes no mercado para ativos semelhantes ou a partir do custo médio ponderado de capital de uma entidade cotada em bolsa. No entanto, estas informações poderão não estar disponíveis o que não nos poderá impedir de estimar o seu valor.

Nos próximos “post” procuraremos dar resposta à estimativa do peso dos capitais próprios e dos capitais alheios nas estruturas de financiamento, à estimativa do custo do capital alheio e à estimativa do custo do capital próprio.

Esta matéria é muito importante e justifica que a avaliação de património é multidisciplinar e que não se confina exclusivamente a áreas de engenharia ou arquitetura. 

3 comentários:

  1. Efectivamente esta matéria é multidisciplinar. Sou financeiro e utilizo estes conceitos com regularidade para a avaliação de activos, sejam eles activos fixos tangíveis ou participações detidas.

    Sendo uma matéria que suscita sempre grandes dúvidas às pessoas, considero um óptimo post.

    Obg.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, a taxa marginal de imposto refere-se a que imposto? Obrigada!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.