Informação confusa…


Uma das imobiliárias de referência em Portugal tem vindo a publicitar, no seu sitio da “internet”, imóveis de alta rentabilidade. Além do valor do imóvel coloca, entre outras características, a renda recomendada, os valores de condomínio e IMI, bem como a respetiva rentabilidade.

Fizemos uma pequena amostra de 10 frações, aleatória, e permitimo-nos concluir o seguinte, salvo melhor opinião ou algo que nos escape:

- Considera de alta rentabilidade rentabilidades desde 4,80% até 10,24%. Bem, se colocar 125.000€ no meu banco ganho mais que 4,8%, sendo que pagarei também um imposto inferior (taxa liberatória de 25% contra a taxa de IRS de, provavelmente, 42%).

www.formatos.pt

- Em alguns casos coloca rentabilidades brutas, noutros rentabilidades liquidas e noutras nem conseguimos explicar como chegaram à rentabilidade que anunciam!

- Nuns casos considera condomínio e IMI corretos, noutros obviamente incorretos e noutros nem considera.

- Por último não informa que a estes valores devem ser deduzido encargos com “vacancy rates”, eventuais incumprimentos dos inquilinos e, ainda, não aborda a carga fiscal (125.000€ no banco pagam menos impostos que, infelizmente, aplicados no imobiliário).

Esta informação um pouco confusa é transversal a muitos portais das empresas de mediação imobiliária. Além dos exemplos acima mencionados poderíamos falar de outros, como a confusão na informação das áreas dos imóveis.

Nada nos move contra as empresas imobiliárias, bem pelo contrário, pois prestam uma excelente assessoria aos seus clientes e aos outros parceiros do mercado imobiliário.

Achamos é que deveriam ser um pouco mais rigorosas na informação que prestam, pois assim todos ficamos a ganhar!

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.