Avaliação bancária, diferenças entre Porto e Lisboa


Continuamos no artigo de hoje a analisar, de uma forma que reconhecemos pouco profunda, os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre a avaliação bancária de habitação.

A partir do quadro 12 do relatório IABH1212 (Valores Unitários (euros / m2) de Avaliação Bancária de Habitação por Natureza dos Alojamentos - Zonas Urbanas de Lisboa e Porto - Dezembro de 2012, Média Global – Habitação) disponível no sitio da internet do INE (www.ine.pt), construímos um gráfico, de base 100 em setembro de 2008, que mostra a variação da avaliação bancária nas duas maiores cidades do país até dezembro de 2012.


É curioso verificar que a banca demorou menos tempo a reagir à crise imobiliária na cidade de Lisboa. A partir de junho de 2009 começou a descer os valores de avaliação bancária, o que, aparentemente, só começou a verificar-se passado um ano na cidade do Porto, e de forma ténue. Na cidade do Porto só em meados de 2012 é que se atingiram valores de 2008.

Será que os mercados são assim tão diferentes? À primeira vista parece-nos que deveria ser o Porto a reagir primeiro. É um mercado de menor dimensão, onde as variações se deveriam sentir mais rapidamente, com uma população mais débil economicamente e com maior taxa de desemprego. Os reflexos pelo lado da procura deveriam ser bastante mais evidentes.

Outro ponto de reflexão que queremos deixar é o facto que desde setembro de 2012 os valores de avaliação bancária para a cidade de Lisboa terem subido, em contrate com a cidade do Porto, onde se deu uma descida acentuada.

Serão alguns sinais de retoma, com origem na nova Lei das Rendas, com a chegada de novos investidores a este mercado? Será que a banca está a corrigir em alta os valores de avaliação bancária, atendendo aos  “spreads” muito baixos, podendo existir a tentação de inflacionar os preços?

Aguardamos com expectativa o próximo trimestre!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.