O Porto não segue Lisboa, infelizmente...

A consultora CBRE disponibiliza uma publicação trimestral de muito interesse, o documento "MarketViewSnapshot - Rendas & Yields", que acompanha as rendas e “yields” do mercado de investimento imobiliário de Lisboa e Porto (dimensão "standard" de 100m2 e como localizações de referência a Rua de Santa Catarina e a zona da Boavista). 


Não podemos deixar de partilhar com os nossos leitores algumas curiosidades que vamos registando da sua leitura, hoje com destaque para o setor do comércio de rua. 

Tem sido assinalado a saturação dos centros comerciais e o apontar das novas insígnias para este tipo de comércio de retalho. Era espectável que o valor das rendas começassem a subir e/ou as “yields” a baixar. Quando muito que estivessem estabilizadas. 

Assim aconteceu em Lisboa. 



A surpresa negativa ocorreu no Porto. Não só as rendas baixaram como as “yield” subiram. 

Surpreende-nos por não se sentir ainda o sucesso da reabilitação urbana da baixa do Porto neste setor do mercado. A Rua de Santa Catarina, nomeadamente entre a Rua Gonçalo Tomaz e a Praça da Batalha, está tão perto do Hotel Intercontinental, do Passeio das Cardosas e também dos novos projetos para a Avenida dos Aliados que é estranho que não beneficie. 


Já não nos surpreende que não se sinta o efeito “Aeroporto de Sá Carneiro”. O fluxo turístico crescente de turistas “low cost” não tem potenciado o mercado. 

Será que a solução não passará reposicionar a marca Porto para um turismo de segmento alto, atraindo a visita de chineses, mas também de russos, de brasileiros, de angolanos e de outros mercados emergentes, com grande poder de compra? 

E com o Douro Património da Humanidade ali tão perto!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.