Lisboa continua melhor que o Porto


Achamos oportuno, para o artigo de hoje, retomamos a análise comparativa entre Lisboa e o Porto no que respeita ao segmento do mercado imobiliário “Comércio de rua”.

A análise centra-se nos valores das rendas e "yields prime" de cada uma das cidades.
                                                        Fonte: CBRE
                                                                      Adaptação: Formatos, L.da

De acordo com a metodologia da consultora Renda Prime “Representa o valor máximo da renda que pode ser esperado no período em análise para um espaço de dimensão standard (adequado à procura nessa localização), de elevada qualidade e situado na melhor localização. Assume-se que a Renda Prime pressupõe o pacote de incentivos comummente praticado no mercado nesse período.” e Yield Prime “Representa a yield mais baixa que pode ser esperada no período em análise para a aquisição de um imóvel de Classe A, situado numa localização privilegiada, totalmente arrendado e com rendas de mercado. Considera-se imóvel de Classe A o que tem uma construção recente, equipamento moderno e layout eficiente.” São consideradas lojas de 100 m2 de área útil, na Avenida da Liberdade e Chiado, em Lisboa, e Rua de Santa Catarina e Boavista, no Porto. Ao transformarmos os valores da tabela acima em valores de venda (€/m2) verificamos os valores do gráfico seguinte: 

                                                                       Fonte: CBRE
                                                               Adaptação: Formatos, L.da

Apesar da crise profunda que o país atravessa, Lisboa continua a cimentar a sua liderança.
Às vezes existem pequenos pormenores que fazem a diferença. Já ouvimos criticas pelo facto do trânsito na Avenida da Liberdade ter sido alterado. Mas será que alguém já pensou nos benefícios que tal medida pode trazer para este segmento do mercado de investimento imobiliário?

No Porto ainda temos a Avenida dos Aliados sem estratégia, com lojas (com o devido respeito para quem lá trabalha) de “vão de escada”!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.