Novos públicos para as cidades.

… Neste caso para a cidade do Porto, que, no entanto, pode ser replicado para outras centralidades.

No artigo desta semana gostaríamos de salientar duas sugestões do livro “Reabilitação Urbana Sustentável”, ISBN: 978-989-8414-10-6.

A primeira com impacto no mercado de escritórios e habitação:

“…. Complementarmente, deverá ser atrativa a fixação de população com trabalho independente e qualificado, em que a cidade do Porto sirva de centralidade e de ponte para a prestação de serviços em qualquer parte do mundo.”


A segunda com impacto no turismo e comércio de rua:

“…. Dentro da perspetiva de inovação no mercado turístico ganha um importância acrescida a aposta em nichos de mercado, como são exemplo o turismo “Gay Friendly” e o turismo sénior.


A população LGBT (Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual) revela caracte­rísticas que a tornam disponível para o turismo e lazer. É uma comuni­dade com salários altos, com hábitos de consumo elevados, geralmente sem filhos e com propensão para a realização de férias.


Dá também importância à proximidade a zonas comerciais, zonas de animação noturna e espaços culturais.


De acordo com a Associação Europeia de Turismo Gay, a polução LGTB europeia gasta em média 50 mil milhões de euros por ano em ativida­des relacionadas com viagens e turismo, o que representa cerca de 8% de todos os gastos em turismo na Europa. A procura mais acentuada deste tipo de oferta turística vem da Alemanha, do Brasil e dos Estados Unidos, que são mercados com ligação à cidade do Porto….”.

E assim também se faz a reabilitação urbana…




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