Uma sugestão de leitura para o Natal…

Juntamente com os votos de um bom Natal resolvemos sugerir a leitura de um documento muito interessante, com o título “Mercado imobiliário português: performance, ciclos e tendências”, uma tese de Mestrado em Finanças de Manuel do Carmo Lopes Fanico, orientada pelo Doutor Rui Alpalhão, no ISCTE Business School.

Apesar de ter alguns anos (é de setembro de 2009) é um documento muito importante para se entender o mercado de investimento imobiliário.

Destacamos aqui o resumo da obra, que pode ser solicitada gratuitamente em https://repositorio.iscte.pt/request-item?handle=10071/2539&bitstream-id=8975:


 A actividade imobiliária e os activos que a compõem representam uma das bases da sociedade actual, com os edifícios a apresentarem-se como um bem essencial a qualquer actividade humana. Esta característica implica a intervenção de muitos agentes que actuam desde o planeamento até à manutenção dos imóveis provocando assim o envolvimento de variados sectores da actividade económica. Esta característica de universalidade, atribui ao sector imobiliário uma função de indicador de desenvolvimento de um país ou região. Sendo necessariamente um investimento de médio-longo prazo, o activo imobiliário está sujeito às grandes variações macroeconómicas pelo que se torna essencial uma visão alargada dos ciclos económicos para assim se poder analisar o comportamento da rendibilidade do sector. Ao longo dos 27 anos analisados, a economia conheceu fases de crescimento e de expansão, mas sobretudo assistimos a uma tendência generalizada de crescimento do produto e de recuo da inflação e de aumento do consumo, o que proporcionou estabilidade aos mercados. O mercado português reflectiu fielmente as condições económicas proporcionando condições ao desenvolvimento do sector e à especialização dos agentes, provocada pela especificidade dos activos. As séries analisadas permitiram analisar e identificar o comportamento da rendibilidade nos três segmentos analisados, verificando a existência de estabilidade no retorno imobiliário. Da conjugação das séries analisadas com as variáveis macroeconómicas utilizadas constatamos que o mercado imobiliário em Portugal apresenta uma fraca sensibilidade às variações da conjuntura, o que lhe atribui a característica de activo de refúgio e bem assim uma alternativa eficaz para os investidores.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.