Avaliação de investimentos em hotelaria

Muitas propriedades são compradas e vendidas com base no seu potencial de negócio e não apenas no valor dos seus terrenos ou edifícios. São concebidas, ou adaptadas, para um uso especifico.


Estão incluídas neste capitulo unidades hoteleiras, bares, restaurantes, teatros ou cinemas, estações de serviço e lares de terceira idade.

Na avaliação de investimentos hoteleiros os profissionais da avaliação não se devem centrar apenas nos métodos de avaliação, necessitando de complementar a sua informação com características intrínsecas ao negocio.
                                       
No artigo de hoje abordamos um conjunto de conceitos importantes para a avaliação de unidades hoteleiras.

Enunciamos uma série de acrónimos comummente utilizados no negócio:


Acrónimo
Descrição
Fórmula
OCC
Occupancy
N.º total de quartos ocupados / Total de quartos disponíveis
ADR
Average Daily Rate
Total rendimento obtido (quartos) / Total de quartos ocupados
RevPAR
Revenue Per Available Room
Rendimento dos quartos / Quartos disponíveis
MPI
Market Penetration Index
OCC / Taxa de ocupação do mercado
ARI
Average Rate Index
ADR / ADR do mercado
RGI
Revenue Generation Index
RevPAR / RevPAR do mercado

Algumas notas acerca dos acrónimos atrás referidos:

- O RevPAR, talvez o indicador mais conhecido em hotelaria, dá-nos uma ideia da performance de todos os quartos que se encontram disponíveis nas unidade hoteleiras.

O RevPAR articula-se com o ADR e a OCC da seguinte forma:

REVPAR /ADR = OCC %
REVPAR /OCC% = ADR
ADR X OCC (% ) = REVPAR

Como é que estes indicadores se relacionam com os indicadores de mercado? Precisamente através do MPI (mede como um hotel se está a comportar relativamente à concorrência, devendo o seu valor ser sempre superior à unidade), ARI (como é que o nosso ADR se confronta com a concorrência) e RGI (como é que o nosso RevPAR se confronta com a concorrência).

Nunca nos cansamos de insistir na interdisciplinaridade da atividade de avaliação de património!


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.