Avaliação de investimentos em hotelaria
Muitas
propriedades são compradas e vendidas com base no seu potencial de negócio e
não apenas no valor dos seus terrenos ou edifícios. São concebidas, ou
adaptadas, para um uso especifico.
Estão incluídas
neste capitulo unidades hoteleiras, bares, restaurantes, teatros ou cinemas,
estações de serviço e lares de terceira idade.
Na avaliação
de investimentos hoteleiros os profissionais da avaliação não se devem centrar
apenas nos métodos de avaliação, necessitando de complementar a sua informação
com características intrínsecas ao negocio.
No artigo de
hoje abordamos um conjunto de conceitos importantes para a avaliação de
unidades hoteleiras.
Enunciamos
uma série de acrónimos comummente utilizados no negócio:
Acrónimo
|
Descrição
|
Fórmula
|
OCC
|
Occupancy
|
N.º
total de quartos ocupados / Total de quartos disponíveis
|
ADR
|
Average Daily Rate
|
Total
rendimento obtido (quartos) / Total de quartos ocupados
|
RevPAR
|
Revenue Per Available Room
|
Rendimento dos quartos / Quartos
disponíveis
|
MPI
|
Market Penetration Index
|
OCC / Taxa de ocupação do mercado
|
ARI
|
Average Rate Index
|
ADR / ADR do mercado
|
RGI
|
Revenue Generation Index
|
RevPAR / RevPAR do mercado
|
Algumas
notas acerca dos acrónimos atrás referidos:
-
O RevPAR, talvez o indicador mais conhecido em hotelaria, dá-nos uma ideia da
performance de todos os
quartos que se encontram disponíveis nas unidade hoteleiras.
O
RevPAR articula-se com o ADR e a OCC da seguinte forma:
REVPAR /ADR = OCC %
REVPAR /OCC% = ADR
ADR X OCC (% ) = REVPAR
Como
é que estes indicadores se relacionam com os indicadores de mercado?
Precisamente através do MPI (mede como um hotel se está a comportar
relativamente à concorrência, devendo o seu valor ser sempre superior à unidade),
ARI (como é que o nosso ADR se confronta com a concorrência) e RGI (como é que
o nosso RevPAR se confronta com a concorrência).
Nunca
nos cansamos de insistir na interdisciplinaridade da atividade de avaliação de
património!
Sem comentários: