Oportunidades … mas não para os clientes!

Recebemos recorrentemente “newsletters” de promoções dos chamados imóveis da Banca, que oferecem oportunidades “excelentes” de investimento.

Ao lermos uma dessas promoções, no caso, do portal “Sapo”, resolvemos investigar um pouco, fazendo uso também daquela fórmula que várias vezes nos foi útil:

Yield (%) = 12 x renda mensal / valor do imóvel

Relembramos que a “yield”, no fundo, é a rentabilidade obtida no investimento imobiliário.

Comparamos as “yields” apresentadas para os imóveis considerados “oportunidades” com as “yields” do mercado que designamos por “normal”.

A comparação foi feita para imóveis de habitação da mesma tipologia e em zonas comparáveis.

Chegamos à espantosa conclusão que os imóveis apontados como oportunidades tinham uma rentabilidade menor que os imóveis do mercado normal!

Pior do que isso, considera que “yields” brutas de 4,5% são um bom investimento!
  


Lamentamos que a informação prestada se assemelhe a publicidade enganosa.

Só não o consideramos assim porque sabemos que ela corresponderá, provavelmente, a falta de cuidado e de conhecimento de quem a presta.

Mostra também que o mercado de habitação é desregulado e que existem muitos “players” que abandonar a mediação de imóveis.

Mostra também que a Banca irá financiar imóveis que não são bons investimentos. Provavelmente, conseguem limpar, de imediato, os balanços e as imparidades, mas o médio e longo prazo não trará nada de bom.

Mas terá que existir regras!

Terá que existir um controlo por parte de quem publica este tipo de informação.


Terá que existir um esforço didático  da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal para que os seus associados prestem informação cuidada e relevante. 


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.