Comércio de rua no Porto

(ou como as coisas não mudaram assim tanto…)

O artigo de hoje é um “remake” do artigo que publicamos no final de 2011, quando o nosso blogue ainda estava a gatinhar. No entanto, desta vez, com alguns dados mais atualizados.

Apresentamos assim as nossas conclusões da análise do documento "MarketViewSnapshot - Rendas & Yields", disponibilizado pela CBRE, relativamente ao segundo trimestre de 2014 e aos terceiros trimestre de 2009 a 2013.

Dizem respeito a produtos "Prime", no caso tendo como referência a dimensão "standard" de 100m2 e como localizações de referência  a Rua de Santa Catarina e a zona da Boavista.

Como consequência destas estimativas, é lícito inferir que os preços, nas zonas e para a dimensão atrás mencionadas, se podem traduzir no seguinte gráfico:


Verificamos que os valores estimados continuam em baixa, em contra ciclo com o que acontece, por exemplo, na cidade de Lisboa.

Porquê?

A publicação continua a considerar a zona da Boavista como zona “prime”. Esta zona só se poderá considerar “prime” se se incluir a zona do Aviz. De facto, a Boavista perdeu o seu caracter comercial e mesmo o Aviz começa a apresentar algumas lojas devolutas.

A reabilitação urbana também não chegou ao comércio de rua, com exceção, talvez, do eixo Mouzinho-Flores. A este respeito preocupa-nos a intenção manifestada pela Câmara Municipal em manter os atuais lojistas, sem capacidade económica para regenerarem os seus espaços, ameaçando até com o recurso a processos expropriativos.

É um caminho perigoso, pois pode virar-se contra a própria autarquia. Vejam-se os preços absolutamente especulativos obtidos pelos proprietários em processos anteriores semelhantes, que encareceram muito a reabilitação urbana na cidade.

A nossa convicção é que a Baixa do Porto tem todas as condições para ter um comércio de rua pujante.

E, desculpem a insistência, o Mercado do Bolhão e o Siloauto podem tornar-se uma âncora fundamental.


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