Matosinhos.

(ou discrepâncias entre bases de dados…)

Escolhemos Matosinhos como poderíamos ter escolhido outra cidade qualquer. De facto, o que nos interessava era verificar se descobríamos alguma discrepância acentuada entre duas bases de dados utilizadas recorrentemente na avaliação imobiliária como “benchmarking”: os dados disponibilizados pelo INE sobre a avaliação bancária e a base de dados Confidencial Imobiliário/LarDoceLar.

A informação obtida no INE refere-se a valor (€) por área útil (m2) que, para efeitos de comparação, foi transformada em área bruta com a aplicação do fator 0,9.

A tipologia de imóvel escolhida foi de apartamentos. Comparamos os Valores Unitários (euros/m2) de Avaliação Bancária de Habitação por Natureza dos Alojamentos, média global, com o valor total de oferta, também em euros/m2, do Portal LarDoceLar. Os dados traduzem-se na tabela seguinte:


 Diferença INE vs. CI/LarDoceLar

As discrepâncias existem.

Que razões podem levar a que exista uma diferença tão acentuada entre os dois índices e, também, porque é que as diferenças se têm acentuado ao longo dos anos?

Achamos da maior importância a existência de uma base de dados oficial dos preços efetivamente praticados no mercado imobiliário residencial.

Não é assim tão difícil de obter e apenas requereria a participação das Conservatórias do Registo Predial. No essencial, assim como a Banca passa informação ao INE, também aqueles organismos a passariam a fornecer.

Ajudaria também ao combate à fuga e evasão fiscal.

Aproveitando o pequeno estudo realizado, apresentamos também uma espécie de “ranking” das freguesias do concelho de Matosinhos, com a comparação dos valores de cada freguesia em relação à media do concelho (com base nas estatísticas LarDoceLar):


2 comentários:

  1. Peço desculpa, mas se a Ab é maior que a Au como pode aplicar um factor < que 1?
    Um abraço e continuação do excelente trabalho de divulgação que representa este blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se Ab é maior que Au logo, salvo erro ou omissão, o preço por m2 de Ab é menor que o preço por m2 de Au.
      Obrigado, também, pelas suas amáveis palavras.

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.