Índices de preços imobiliários: um exercício na área Aveiro-Ílhavo

No nosso artigo de hoje apresentamos a dissertação de Miguel Viegas à Universidade de Aveiro, intitulada Índices de preços imobiliários: um exercício na área Aveiro-Ílhavo (seguir o “link” para descarregar), para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Planeamento Regional e Urbano.

Avaliador de imóveis / João Fonseca / 919375417

Foi um trabalho realizado no âmbito do projeto de investigação “Factores determinantes da procura da habitação em Portugal” – DONUT (PTDC /AURURB / 100592/2008).

Miguel Viegas, além de Médico Veterinário e Doutorado em Economia, é um dos atuais Deputados no Parlamento Europeu pelo Partido Comunista Português (um excelente Deputado, de resto).

Além dos méritos do estudo, gostaríamos de realçar uma preocupação que também partilhamos: a falta de uma compilação de índices de preços imobiliários. Miguel Viegas conclui, e bem, que esta lacuna prejudica o funcionamento dos mercados de habitação, procurando, com a sua tese, dar um contributo nesta área.

Salientamos ainda uma passagem do estudo, pela sua importância, nomeadamente porque poderá servir de inspiração para a criação de legislação que possa ajudar a regular um mercado que bem necessita de regulação:

“… We mention here only two examples. The first example concerns the index "Notaires-INSEE," published in France since 2002, from an agreement between the INSEE ("Institut National de Statistique et des Etudes Economique") and the superior council of notaries ("Conseil Supérieur du Notariat "). During the sales registration, all the descriptive information of the property is loaded into a database (BIEN, Base d'Informations Economique Notary) feeding later the construction of the price index. …”


Esta dissertação também é muito importante porque realça a interdisciplinaridade, quando falamos de avaliação de património! 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.