Preços de Habitação nas Cidades

Ao lermos o excelente artigo do Francisco Espregueira no Out-of-the-Box, sobre fontes de informação, fomos alertados para a estatística “Valor mediano das vendas por m2 de alojamentos” produzida pelo Instituto Nacional de Estatística.

João Fonseca | Avaliação de imóveis | 919375417

Conforme explicamos no nosso artigo “Média, Moda e mediana na avaliação de imóveis”, mediana é o valor em que acima dele se situa metade dos valores da amostra, de tal forma que a outra metade se encontra abaixo dele.

Como bem explica Francisco Espregueira, “A informação relativa ao valor das transações por venda de alojamentos familiares integra as declarações liquidadas de IMT referentes a “aquisição do direito de propriedade de imóveis”. 

São utilizadas apenas as transações em que o código de destino do IMT é “Habitação” e a afetação da respetiva informação proveniente do IMI que esteja definida como “Habitação”.”

Esta informação construída pelo Instituto Nacional de Estatística conduz-nos a um infográfico muito interessante chamado “Preços da Habitação nas Cidades”.
De acordo com a aplicação:

Esta aplicação permite obter informação de preços medianos de venda de alojamentos familiares (€/m2) nas cidades de Lisboa e Porto, para unidades territoriais construídas pelo utilizador a partir da secção estatística e quadrícula 500x500m, facilitando a análise dos preços praticados nas diferentes áreas de cada cidade.

Esta ferramenta tem por base a informação administrativa georreferenciada utilizada para o projeto das Estatísticas de preços da habitação ao nível local e incorpora os resultados obtidos neste projeto apenas para os níveis ‘cidade’ e ‘freguesia’.

Salienta-se em particular que os resultados apresentados para as secções e quadrículas referem-se a um mínimo de 7 transações enquanto as Estatísticas de preços da habitação ao nível local têm como limiar de difusão 15 transações.”

Outra característica importante é que podemos obter o valor total (moradias e apartamentos) ou só para apartamentos.

É uma informação muito detalhada que constitui uma ferramenta muito importante de consolidação dos valores obtidos por avaliação. 

2 comentários:

  1. Excelente info, pode verificar informações sobre o mercado imobiliário em Portugal, no seguinte link: https://datastudio.google.com/reporting/0B_yH3OMDgAwsVTZlUjhrcmkyNkU/page/kERG

    Estatísticas Portal Casa Sapo - 1º; 2º e 3º Trimestres 2017
    Neste relatório foram apenas incluídos imóveis com tipologia declarada.
    FONTE: http://casa.sapo.pt/General/Estatisticas/Indicadores.aspx​

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.