Um avaliador de imóveis em 1937!


Estamos na parte inicial do tradicional mês de férias e, desta vez, optamos pela reposição e atualização de um artigo leve, mas mim importante!

Vamos apresentar uma avaliação de um imóvel realizada no ano de 1937, que pode ser obtida seguindo a ligação [aqui].

Existem alguns aspetos curiosos, que queremos relevar:

-Não foi utilizado o método comparativo, provavelmente por ser um imóvel raramente transacionado e por não existir uma amostra sustentada de imóveis em venda ou vendidos. Recordamos que a avaliação foi feita no ano de 1937.

-No método do rendimento, por capitalização direta, foi utilizada uma “yield” de 5% (valor do prédio 20 x 31.235$58). Para melhor entender esta transformação, permitimo-nos convidar a visitar o nosso artigo “Ainda existem louvados?”.

-No método do custo, o valor de construção por m2 do primeiro piso correspondia a 90% do valor de construção por m2 do rés-do-chão, e a cave e as águas furtadas a 20% do valor de construção por m2 do rés-do-chão.

-Assinalamos também a descrição exaustiva e correta do imóvel, o que contrasta com muitas avaliações realizadas hoje em dia.

-Finalmente, apresentamos numa tabela os valores estimados à época pelo avaliador de imóveis e os valores que seriam atualmente. Estes valores foram atualizados pelos coeficientes de desvalorização da moeda aplicáveis aos bens e direitos alienados durante o ano de 2015, de acordo com a Portaria n.º 317/2018.

João Fonseca | Avaliador imóveis | 919375417

Claramente desfasados dos valores de mercado atuais! 

Digamos que é um alerta para quem valoriza ou desvaloriza o valor de imóveis com base no coeficiente de desvalorização da moeda!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.