BPstat e a avaliação de imóveis


O Banco de Portugal divulgou hoje o seu novo BPstat, ou melhor, divulgou hoje um “remake” do atual BPstat.

Tem uma imagem gráfica moderna que disponibiliza, de forma integrada, informação estatística e conteúdos infográficos. De utilização intuitiva, o novo BPstat permite o acesso rápido à informação de diversos domínios estatísticos, com conteúdos, também, para o mercado imobiliário. Convém lembrar que a versão atual vai ser descontinuada.

 BPstat e a avaliação de imóveis | João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis | 919375417

O endereço de internet é https://bpstat.bportugal.pt/.

O Banco de Portugal está empenhado em divulgar esta nova ferramenta e, para isso, vai realizar quatro sessões de esclarecimento sobre o novo BPstat, nas instalações do Banco de Portugal, em Lisboa (Rua Francisco Ribeiro, 2) a 22, 23 e 24 (em inglês) de outubro e no Porto (Rua do Almada, 71) a 25 de outubro. Os interessados que queiram estar presentes devem contactar o Banco de Portugal, pelo endereço de e-mail estatisticas.online@bportugal.pt até 16 de outubro, com indicação da sessão de preferência.

Uma das informações que podemos obter é o “Índice de Preços na Habitação”. 

Esta é uma ferramenta que apresenta a variação dos preços na habitação, desde 2008, e que evita que os peritos avaliadores de imóveis recorram, mal a nosso ver, ao coeficiente de atualização da moeda quando têm que encontrar preços de imóveis em anos anteriores.

Recordamos, a este propósito, os nossos artigos “Andar para trás no tempo!” e “Andar para trás no tempo (Take II)!:

“No caso real que sustenta este artigo, ao Perito Avaliador de imóveis foi exigido o exercício de saber o valor de mercado de um terreno no ano de 1982.
Acrescente-se ainda que o valor de mercado à data de hoje foi estimado da seguinte forma:…”

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.