Desafios colocados ao valor de mercado!

 

João Fonseca | Desafios colocados ao valor de mercado!

Escrever num blogue durante todos estes anos (recordamos que ele existe desde 2011 e com cerca de 1.335.000 visitas) obriga-nos a um esforço de arranjar temas, semana após semana, o que nem sempre se torna fácil.  


No entanto, este esforço semanal é duplamente compensado. Por um lado, somos impelidos a estar atentos a todas as novidades e a estudar assuntos que nunca pensaríamos estudar. Por outro lado, dá-nos o prazer da partilha.


Esta semana o tema do artigo surgiu naturalmente.


Por diversas vezes, ao longo da nossa existência, referimos a organização que é mandatória na definição das Internacional Valuation Standards/Normas Internacionais de Avaliação, a IVSC (International Valuation Standards Council).


Qualquer perito avaliador de imóveis, ou mesmo qualquer outro profissional do imobiliário, pode, diríamos mais, deve visitar regularmente o seu sítio da internet e subscrever a sua “newsletter”.


A última “newsletter” que recebemos, entre outros assuntos, levou-nos à leitura de um documento muito interessante, designado por “Perspectives Paper: Challenges to Market Value”.


O documento “Perspectives Paper”, que é publicado de tempos em tempos, pretende abordar questões sobre avaliação, que sejam pertinentes e que estejam na ordem do dia. É o que se passa neste momento, em que estamos em plena crise pandémica, resultante do SARS-CoV-2 e da Covid-19, com os desafios colocados ao “Market Value”.


De entre as matérias abordadas, recordaremos uma que é cara ao perito avaliador de imóveis, a questão do “Market Value” e do “Mortgage Lending Value”, recorrentemente referidas neste blogue.


As discussões que têm sido feitas por várias organizações internacionais pretendem introduzir uma forma de valor mais prudente, viável ao longo do ciclo de vida de um imóvel. É o caso da União Europeia, no documento “CRE- Calculation of RWA for credit risk”:


“The valuation must be appraised independently using prudently conservative valuation criteria. To ensure that the value of the property is appraised in a prudently conservative manner, the valuation must exclude expectations on price increases and must be adjusted to take into account the potential for the current market price to be significantly above the value that would be sustainable over the life of the loan. National supervisors should provide guidance setting out prudent valuation criteria where such guidance does not already exist under national law. If a market value can be determined, the valuation should not be higher than the market value.”


É importante referir que a opção de escolher entre Market Value e Mortgage Lending Value foi retirada, em benefício de uma uniformização do conceito de valor. O conceito de “prudently conservative valuation”, segundo o artigo, ainda está em discussão na EBA. A Autoridade Bancária Europeia (EBA) tem um papel determinante na implementação de Basileia III. O entendimento do IVSC é que a questão da prudência já está, de certa forma, inscrita na própria noção de “Market Value”:


-“… where the parties had each acted knowledgeably, prudently and without compulsion.”


Seria exaustivo estar a resumir todas as matérias abordadas, pelo que vamos os outros tópicos inscritos na publicação”:


“-What is the difference between Price and Value, and where can these differences be observed?

-Is Market Value nimble enough to react in volatile markets?

- How can Market Value be interpreted when there is little or no market activity, or when a market event means that historical transactions become less relevant?”


Importantes mesmo, é ler o “paper”!

 

 

 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.