Tautologia, parcimónia e o perito avaliador de imóveis

Perito Avaliador de Imóveis | Joao Fonseca_Tautologia-parcimonia-e-o-perito-avaliador-de-imoveis


Já há algum tempo que não aconselhávamos a compra de um livro aos nossos leitores. Não tem havido grandes novidades editoriais, nomeadamente de importância para o perito avaliador de imóveis, pelo que vamos recordar um livro muito interessante, com muito interesse na avaliação de imóveis, que tem o título de “Estatística, muitas aplicações e outras fórmulas…”, ISBN 978-989-20-6961-6, da autoria de José Dias Curto.

Achamos o livro muito interessante sobre vários aspetos, principalmente:

- Solidifica os conhecimentos numa área muita importante para a avaliação de imóveis, que é a utilização da inferência estatística para a estimativa do valor de mercado de um imóvel pelo método comparativo. Ainda neste ponto, gostaríamos de dar um destaque especial para o capítulo dedicado à construção de amostras que, se bem estruturadas, ajudam na obtenção de um resultado de acordo com os parâmetros mínimos para que os modelos possam ser considerados aceitáveis.

Por outro lado, explica de uma forma muito clara, que ainda não tínhamos lido, a transformação de variáveis. Relembramos a importância que atribuímos a este ponto, recordando o nosso artigo “Transformação de variáveis?”.

- Todos os exemplos tratados no livro estão vertidos em dois ficheiros “excel”, com os quais os leitores podem exercitar as matérias apreendidas.

- É um livro interativo. Podemos testemunhar que todas as dúvidas que colocamos ao autor foram respondidas de uma forma muito clara, por “email” e num intervalo de tempo muito curto.

Foi assim que ficamos a saber sobre tautologia (“É o que nós chamamos “tautologia”: explicar a dependente em função dela própria na parte explicativa do modelo.”) e sobre o princípio da parcimónia (“Vai ver que o R2 pouco mexe e tem uma grande vantagem, quando menos regressores tiver no modelo, menos informação precisa para estimar o preço de uma outra casa. É o que nós chamamos princípio da simplicidade ou da parcimónia”), aplicados na inferência estatística e, consequentemente, na avaliação de imóveis.

Por ultimo, recordamos a ligação onde se pode encomendar o livro, http://bit.ly/2c9usVNe que José Dias Curto é Doutorado em Métodos Quantitativos de Gestão e Professor das cadeiras de Estatística e Econometria nas licenciaturas, mestrados e doutoramentos do ISCTE-IUL.


Definitivamente uma boa compra!











Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School, 37 ECTS e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias, 90 horas, 13.5 ECTS. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto ena Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional. 

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.