"Portugal Fatos e Números 2020"

João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis

O título do artigo é plagiado, intencionalmente, do documento da “Horwath HTL” com o título “Portugal Fatos e Números 2020”. A razão é simples de explicar, pois vamos fazer publicidade a este documento.


Antes de o apresentarmos, devemos referir que a “Horwath HTL” é uma consultora internacional exclusivamente focada na hotelaria, turismo e lazer. Tem caracter global, com 52 escritórios em 38 países.


É mais um sítio da internet que deve ser guardado, pois disponibiliza informação muito importante para o perito avaliador de imóveis.


Voltando ao “Portugal Fatos e Números 2020”, este relatório relata o que se passou no ano de 2020 no setor da hotelaria, com todos os indicadores do país e, mais e melhor do que isso, perspetiva o que podem ser os próximos tempos.


Deixamos aqui algumas curiosidades deixadas no documento:


-É preciso recuar a 1993 para encontrarmos um ano com um número inferior de dormidas;


-Em 2020, os proveitos globais da hotelaria desceram 68,6%!;


-A taxa de ocupação desceu 49%, o ADR desceu 13% e o RevPar desceu 54%!;


-Existiu um aumento da procura para destinos menos massificados, com ligações à natureza;


-A Região Autónoma da Madeira foi a menos prejudicada, atendendo à sua insularidade e ao seu posicionamento de destino pouco massificado e seguro.


A boa notícia é que a empresa antecipa uma retoma forte fruto da resiliência do setor do turismo e também da imagem que Portugal tem internacionalmente como destino turístico sustentável e seguro. 


(O artigo é propositadamente curto, para suscitar a curiosidade da leitura do original)









(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.