A prospeção


Nos relatórios de avaliação, uma das fases do trabalho desenvolvido pelo perito avaliador de imóveis consiste na prospeção de imóveis na envolvente do imóvel a avaliar e, por via de este trabalho de investigação, caracterizar o mercado imobiliário.


A prospeção consiste em verificar na envolvente de um determinado ativo imobiliário outros ativos que possam ser comparados com o ativo em avaliação. Por exemplo, se estivermos a avaliar um apartamento poderemos procurar na sua envolvente valores de venda e de arrendamento de apartamentos com tipologias e características semelhantes.


É um trabalho exaustivo, porventura o que demora mais tempo na avaliação de imóveis. Em bom rigor, o perito avaliador de imóveis deve calcorrear toda a envolvente para localizar a oferta, investigar vendas que tenham ocorrido e, depois, transpor para as suas folhas de cálculo.


O uso de ferramentas informáticas e eletrónicas é fundamental para a otimização do trabalho, pelo que o uso de um “tablet” e a ligação à “nuvem” é obrigatório.


João Fonseca | A prospeção | Perito Avaliador de Imóveis


Como já referimos anteriormente, em outros artigos, uma prospeção é um processo. No caso específico deste processo, tem um antes, um durante e um após. Por isso, a prospeção deve ser preparada antes de irmos para a rua.


É aqui que se revela muito importante a ajuda de programas agregadores de informação como, por exemplo, as ferramentas disponibilizadas pelo REATIA.


 A sua importância no nosso trabalho revela-se em dois níveis distintos:

-Podemos identificar as zonas de maior atividade no mercado

-Conseguimos, de uma forma expedita, caracterizar esses mercados, ao nível de oferta.


Por exemplo, num trabalho realizado na baixa de cidade do Porto (Uf De Cedofeita, Ildefonso, Sé, Miragaia, Nicolau, Vitória) rapidamente chegamos à conclusão, por exemplo, que a “yield” implícita na zona de trabalho se situava próximo dos 4%!

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.