Vara pequena ou vara grande?

 

Quis o destino que o nosso trabalho de perito avaliador de imóveis nos levasse à Ilha de S. Miguel, mais concretamente à cidade da Ribeira Grande.


Começamos por escrever o óbvio, que é a beleza das gentes, o encanto da paisagem e, “the last, but not de least”, e a excelência da comida.


João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis | Vara pequena ou vara grande


Perdoem este intervalo na crónica imobiliária e perdoem também os nossos leitores vegetarianos e vegans, se é que os temos, mas a carne que comemos no restaurante da
Associação Agrícola de S. Miguel era divinal e o peixe e as lapas grelhadas, no restaurante “Monte Verde”, soberbos!


A avaliação imobiliária dizia respeito a um terreno rústico com capacidade construtiva. Ainda assim, fizemos prospeção de terrenos rústicos e foi aqui que achamos o mote para este artigo.


Na Ilha de S. Miguel, ao contrário do território continental, a unidade de medida para os terrenos rústicos é o alqueire, em vez do hectare! Releva ainda que existem dois tipos de alqueire, o que é aplicado na Ribeira Grande e em todas as ilhas do grupo central e ocidental, o de vara pequena, e o que é aplicado no restante arquipélago, o de vara grande. Segundo a investigação que fizemos no Almanaque Açoreano, existe ainda uma outra vara, em Santa Maria.


O alqueire vara grande corresponde a 200 varas quadradas ou sejam 1.393,92 metros quadrados. O alqueire de vara pequena corresponde a 968 metros quadrados. O alqueire de Santa Maria é de 1.232 metros quadrados. Cada hectare tem cerca de 7 alqueires (de vara grande).


Continuando as curiosidades:


-Uma vara quadrada são 6,97 m2


-200 varas quadradas, um alqueire


-100 varas quadradas, meio alqueire


-50 varas quadradas uma quarta


-12,5 varas quadradas uma maquia


E pela maquia, que tem duplo sentido e tanta falta nos faz, nos quedamos por aqui!

1 comentário:

  1. Já me deparei com o mesmo "problema", em projeto de expropriações que fiz no mesmo local. Depois de se perceber o que "passara-se", foi tempo de rever todo o trabalho 😃

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.