Portugal hotéis e cadeias relatório 2021
Esta não é a primeira vez que escrevemos sobre a “Horwath HTL”. Fizemo-lo quando esta empresas publicou o relatório “Portugal Fatos e Números 2020”.
A “Horwath HTL” é uma consultora internacional exclusivamente focada na hotelaria, turismo e lazer. Tem caracter global, com 52 escritórios em 38 países. Conforme referimos na altura, é mais um sítio da internet que deve ser guardado, pois disponibiliza informação muito importante para o perito avaliador de imóveis.
A empresa agora apresenta outro
relatório específico para Portugal, com o título “Portugal
hotéis e cadeias relatório 2021”. O que é que nos é apresentado? É-nos
apresentada a relação entre os hotéis de marca e as empresas hoteleiras e as
suas homólogas independentes e que os hotéis de marca têm vindo a ganhar cada
vez mais importância.
As posições preferidas são as
cidades de Porto e Lisboa e o posicionamento escolhido é em hotéis de 4* e 5*.
Vamos plagiar o site da “Horwath
HTL”, mas talvez seja a melhor forma de resumir o relatório:
“Crescimento da presença
internacional
Apesar de o mercado ainda ser
dominado por players nacionais, tais como o Pestana Hotel Group e o Grupo Vila
Galé, os players internacionais têm vindo a ganhar cada vez maior presença. O
número de marcas hoteleiras internacionais aumentou e mais do que duplicou o
seu número de 2018, embora representando ainda 51% do total das cadeias de
hotéis.
Aumento da qualidade da oferta
hoteleira
Os hotéis upscale, upper upscale
e luxury representam 78% da oferta total das marcas existentes em Portugal
(crescimento de 18% vs. 2018) – 60% correspondem a hotéis de 4 * e 4 * superior
e 18% a propriedades de 5 * e 5 * luxo. Os hotéis budget e economy continuam a
ser escassos, tendo, no entanto, crescido ligeiramente. As propriedades
midscale reduziram a sua presença de quase 38%, em 2018, para 18% atualmente.
Concentração em novos mercados
Lisboa e Porto são as principais
cidades onde estão a ser construídos novos empreendimentos hoteleiros, o que
não constitui surpresa dado serem igualmente os principais destinos que acolhem
turistas. O Algarve e a Madeira continuam a dominar os destinos de sol e praia;
no entanto, os investidores apostam mais agora em territórios inexplorados como
a zona da Comporta, no Alentejo, que pode trazer novas cadeias hoteleiras
internacionais ao mercado.
Afiliação da marca em preparação
Os hotéis afiliados a marcas
internacionais (por exemplo, Room Mate Hotels, Radisson Red Hotels e Meliá
Hotels & Resorts) representam 57% dos novos projetos em carteira, contra
23% associados a marcas nacionais, tais como os Vila Galé Hotéis e Turim
Hotels. Os hotéis upscale, upper upscale e luxury representam 83% dos novos
projetos em curso, reforçando a qualidade da oferta hoteleira.”
De nossa parte, temos
testemunhado, no âmbito da nossa atividade de avaliador imobiliário, que o
Alentejo está a ficar na moda, e com unidades de 5* de grandes marcas.
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