Portugal hotéis e cadeias relatório 2021

Esta não é a primeira vez que escrevemos sobre a “Horwath HTL”. Fizemo-lo quando esta empresas publicou o relatório “Portugal Fatos e Números 2020”.


A “Horwath HTL” é uma consultora internacional exclusivamente focada na hotelaria, turismo e lazer. Tem caracter global, com 52 escritórios em 38 países. Conforme referimos na altura, é mais um sítio da internet que deve ser guardado, pois disponibiliza informação muito importante para o perito avaliador de imóveis.


A empresa agora apresenta outro relatório específico para Portugal, com o título “Portugal hotéis e cadeias relatório 2021”. O que é que nos é apresentado? É-nos apresentada a relação entre os hotéis de marca e as empresas hoteleiras e as suas homólogas independentes e que os hotéis de marca têm vindo a ganhar cada vez mais importância.


As posições preferidas são as cidades de Porto e Lisboa e o posicionamento escolhido é em hotéis de 4* e 5*.


Vamos plagiar o site da “Horwath HTL”, mas talvez seja a melhor forma de resumir o relatório:


“Crescimento da presença internacional

Apesar de o mercado ainda ser dominado por players nacionais, tais como o Pestana Hotel Group e o Grupo Vila Galé, os players internacionais têm vindo a ganhar cada vez maior presença. O número de marcas hoteleiras internacionais aumentou e mais do que duplicou o seu número de 2018, embora representando ainda 51% do total das cadeias de hotéis.


Aumento da qualidade da oferta hoteleira

Os hotéis upscale, upper upscale e luxury representam 78% da oferta total das marcas existentes em Portugal (crescimento de 18% vs. 2018) – 60% correspondem a hotéis de 4 * e 4 * superior e 18% a propriedades de 5 * e 5 * luxo. Os hotéis budget e economy continuam a ser escassos, tendo, no entanto, crescido ligeiramente. As propriedades midscale reduziram a sua presença de quase 38%, em 2018, para 18% atualmente.


Concentração em novos mercados

Lisboa e Porto são as principais cidades onde estão a ser construídos novos empreendimentos hoteleiros, o que não constitui surpresa dado serem igualmente os principais destinos que acolhem turistas. O Algarve e a Madeira continuam a dominar os destinos de sol e praia; no entanto, os investidores apostam mais agora em territórios inexplorados como a zona da Comporta, no Alentejo, que pode trazer novas cadeias hoteleiras internacionais ao mercado.


Afiliação da marca em preparação

Os hotéis afiliados a marcas internacionais (por exemplo, Room Mate Hotels, Radisson Red Hotels e Meliá Hotels & Resorts) representam 57% dos novos projetos em carteira, contra 23% associados a marcas nacionais, tais como os Vila Galé Hotéis e Turim Hotels. Os hotéis upscale, upper upscale e luxury representam 83% dos novos projetos em curso, reforçando a qualidade da oferta hoteleira.”


De nossa parte, temos testemunhado, no âmbito da nossa atividade de avaliador imobiliário, que o Alentejo está a ficar na moda, e com unidades de 5* de grandes marcas.

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