Taxa de atualização ou ROI?

Eu reconheço que uma das minhas falhas, enquanto escrevinhador neste blogue, é não promover a interatividade e o diálogo com os leitores. De facto, os meus artigos são muito expositivos e raramente suscito a opinião dos leitores sobre temas de interesse para a atividade do perito avaliador de imóveis.


Vou tentar contrariar isso no artigo de hoje, perguntando aos leitores qual a métrica que consideram mais importante quando estão a avaliar um projeto de desenvolvimento imobiliário. Assim sendo, aqui vai a pergunta:


João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis | Taxa de atualização ou ROI
Photo by Mark Fletcher-Brown on Unsplash

-O que é que consideram mais importante, é a taxa de atualização que impõem ao projeto ou é o ROI que obtêm? Ou não é assim tão simples, tão dicotómico? E já agora, porquê.


Eu encontrei um artigo, muito interessante, na “Forbes” que explica o ROI, definindo-o como (em inglês):


“When you put money into an investment or a business endeavor, ROI helps you understand how much profit or loss your investment has earned. Return on investment is a simple ratio that divides the net profit (or loss) from an investment by its cost. Because it is expressed as a percentage, you can compare the effectiveness or profitability of different investment choices.”


Este artigo explica também as limitações do ROI (Return on Investment).


Quanto à taxa de atualização, o tema já foi abordado por diversas vezes neste fórum, pelo que convido os leitores a ler este artigo:


-“As taxas de atualização


Quanto ao resto, aguardo a sua opinião!


(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Membro do Conselho Científico ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), da Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.