Simuladores de custos de construção

A ideia de este “post” surgiu porque nos últimos tempos tem-se falado muito sobre a evolução dos custos de construção. Lembrei-me então de recordar dois simuladores do meu conhecimento:


João Fonseca | Perito Avaliador de Imóveis

 

-Simular custo de reconstrução de moradias ou frações (SCRIM)


É um serviço da Associação Portuguesa de Seguradores.


Calcula o custo indicativo de reconstrução do imóvel, ou de uma fração do imóvel (apartamento), partindo do valor da área bruta indicada pelo utilizador e do valor atual do custo padrão por metro quadrado de um apartamento ou moradia de qualidade média, aplicando-lhe um conjunto de coeficientes majorantes ou minorantes que traduzem a influência de outros parâmetros característicos da qualidade, localização e arquitetura do imóvel, introduzidos pelo utilizador.


O simulador é aplicável a imóveis habitacionais de construção em alvenaria de pedra, blocos de betão sem laje, alvenaria com laje e betão com laje. Estão excluídos do simulador imóveis de construção em aço, madeira, construções modulares ou outro tipo de construção/materiais não indicados expressamente.


Na simulação não são considerados custos particulares com fundações especiais, muros de contenção ou contenções de fachadas bem como os custos associados a movimentações de terra, além das escavações necessárias para fundações e caves comuns.

 

-Gerador de preços da CYPE Ingenieros

De acordo com a explicação da ferramenta,

 

“O Gerador de preços é uma base de dados paramétrica e interactiva que permite ao utilizador obter o preço para o artigo escolhido atendendo aos materiais, equipamentos e processos construtivos seleccionados.

 

Gerador de preços inclui um novo sistema paramétrico, desenhado para contemplar a grande maioria das opções tipológicas, geográficas e económicas que influenciam o custo final da obra, ao mesmo tempo que integra produtos de fabricantes com todas as suas características.

 

O Gerador de preços da CYPE Ingenieros incorpora ajustes paramétricos que permitem ter em conta:

 

A zona geográfica do país para o qual se vai executar o projecto e os preços de mercado correspondentes (na secção Países com Geradores de preços de CYPE, pode consultar los países que dispõem de Gerador de preços).

 

No rendimento da mão de obra e maquinaria:

O volume da obra (superfície construída, etc.).

A tipologia: habitação unifamiliar, edifícios de habitação, vivendas em banda, etc.

A complexidade geométrica da planta tipo.

O número de pisos acima e abaixo do nível do solo.

A superfície média da planta.

O grau de dificuldade nos acessos da obra (centros urbanos pedonais, etc.).

A dificuldade topográfica do lote.

 

Nos preços de materiais e maquinaria:

O volume de compras (superfície construída, carteira de contratos)

As condições do mercado”

 

Duas ferramentas a ter em conta pelo perito avaliador de imóveis

 




Sobre o autor


 

(Este artigo foi elaborado por João Fonseca, perito avaliador de imóveis e perito avaliador de máquinas e equipamentos, registado na CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o registo PAI/2010/0019, membro 7313161 do RICS (Royal Institution of Chartered Seurveyors), RICS Registered Valuer, membro da TEGoVA e European Registered Valuer REV-PT/ASAVAL/2023/8, Vogal do Conselho Fiscal, Disciplinar e Deontológico da ANAI  (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), Membro do Conselho Científico ANAI (Associação Nacional de Avaliadores Imobiliários), da Perito da Bolsa de Avaliadores da Câmara Municipal de Lisboa, Associate Thinker no blogue out-of-the-boxthinking.blogspot.pt. É coautor do livro “Reabilitação urbana sustentável”, ISBN 978-989-8414-10-6. Possui uma Pós-Graduação em “Gestão e Avaliação no Imobiliário” pela Católica Porto Business School e tem o curso de formação em “Avaliação Imobiliária” pela Escola Superior de Atividades Imobiliárias. Tem escritórios na Rua Pinto Bessa, 522, RC, Centro, Esquerdo, 4300-428 Porto e na Rua Visconde de Santarém, 75 C, 1000-286 Lisboa. É formador em avaliação imobiliária na empresa Domínio Binário. A Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro regula o acesso e o exercício da atividade e a profissão dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.)

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.